01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ODONTOLOGIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5345
Tipo: Artigo
Título: Terapia fotodinâmica como coadjuvante no tratamento periodontal
Autor(es): BEDUSCHI, Débora Maria
Primeiro Orientador: ARRUDA, Thiago
Abstract: A doença periodontal é um processo inflamatório de origem infecciosa induzida pelos microrganismos presentes na placa bacteriana, que danifica o tecido conjuntivo e o osso alveolar podendo levar a perda do elemento dental. O tratamento da doença periodontal tem por objetivo eliminar as bactérias patogênicas das superfícies radiculares. Desta forma, a terapia fotodinâmica (TFD) se apresenta como uma técnica complementar ao tratamento convencional devido a sua eficaz ação antimicrobiana. Esta terapêutica é realizada com base na interação de um agente fotossensibilizador e uma fonte de luz com um comprimento de onda específico (laser de baixa intensidade). A TFD se apresenta como um método não invasivo e sem efeitos colaterais que age seletivamente na área de aplicação, possuindo ainda a vantagem de não promover resistência bacteriana a esta terapia. Contudo, este estudo teve por objetivo conhecer a funcionalidade da TFD como método auxiliar ao tratamento periodontal baseado na sua ação antimicrobiana. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura nas bases de dados fornecidas pelo Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde, SciElo, PubMed e pelo Google Acadêmico, utilizando-se as palavras-chave em conjunto ou isoladamente. Concluindo-se que, embora ainda haja divergências na literatura acerca do protocolo para aplicação, a TFD mostra-se como um eficiente método auxiliar no controle bacteriano, mesmo nas bactérias resistentes a antibióticos, possuindo ainda a vantagem de poder ser aplicada em áreas de difícil acesso, tais como, região de furca, invaginações profundas e concavidades.
Palavras-chave: Fototerapia
Periodontite
Terapêutica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Beduschi, Débora Maria. Terapia fotodinâmica como coadjuvante no tratamento periodontal. 17f. 2019. Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Odontologia da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharela, sob a orientação do Prof. Dr. Thiago Arruda, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5345
Data do documento: 10-Nov-2019
Aparece nas coleções:ODONTOLOGIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfBeduschi, Débora Maria598.23 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.