01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ODONTOLOGIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5342
Tipo: Artigo
Título: Reconstrução estética de dentes anteriores associando a periodontia e a dentística restauradora
Autor(es): MORENO, Gabriela Fernandes
Primeiro Orientador: GIMENES, Régio Márcio Toesca
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo relatar um caso clínico, em que o paciente expõe uma queixa estética de desarmonia dentária e gengival, solucionada através de um plano de tratamento, associando a periodontia e a dentística restauradora. Paciente de sexo masculino, 38 anos de idade, com a queixa principal de insatisfação com seu sorriso. Após avaliação prévia, foi constatada a necessidade de uma cirurgia de Aumento de Coroa Clínica e ajustes restauradores em resina composta. O procedimento cirúrgico periodontal foi feito nos dentes 13 a 23. A região operatória foi anestesiada com anestesias terminais infiltrativas. Posteriormente, foram feitas as mensurações para planejamento cirúrgico e, por fim, a incisão e remoção do tecido. Após 60 dias, foi realizado o clareamento de consultório com led e laser. Depois de uma semana, foi iniciada a restauração nos dentes 11, 12, 21 e 22. As etapas foram: asperização dos dentes com a broca 3195FF, condicionamento ácido, sistema adesivo e acréscimo de resina composta. O acabamento e o polimento foram realizados após uma semana. Os procedimentos estéticos restabelecem a auto-estima e o bem estar, além de contribuir na aceitação pessoal do paciente. A relação entre gengiva e dentes compõe um sorriso harmonioso, sendo necessário integrar as áreas da odontologia para atingir o resultado aguardado. Além da utilização da resina composta para reproduzir uma excelente estética e anatomia dental, é necessário, nesse caso, procedimentos cirúrgicos gengivais. O clareamento dental também auxilia na conquista da satisfação e expectativa do paciente. A associação da cirurgia periodontal, clareamento e reanatomização dentária foram importantes para se obter sucesso no caso clínico relatado. O profissional deve estar atento quanto à queixa do paciente para um correto plano de tratamento.
Palavras-chave: Periodontia
Cirurgia.
Resina composta
Estética
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Moreno, Gabriela Fernandes. Reconstrução estética de dentes anteriores associando a periodontia e a dentística restauradora. 17f. 2019. Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Odontologia da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel(a) em Cirurgião Dentista, sob a orientação do Prof. Dr. Guilherme Saintive Cardia, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5342
Data do documento: 10-Nov-2019
Aparece nas coleções:ODONTOLOGIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfMoreno, Gabriela Fernandes1.07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.