01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES PROMOÇÃO DA SAÚDE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/534
Tipo: Dissertação
Título: Idosos de instituições de curta permanência: perfil e influência da dança sênior nos parâmetros emocionais, motores e domínios de qualidade de vida
Autor(es): GOUVÊA, José Alípio Garcia
Primeiro Orientador: BERTOLINI, Sônia Maria Marques Gomes
metadata.dc.contributor.advisor-co1: MARQUES, Andrea Grano
Resumo: Este estudo objetivou descrever as características sociodemográficas e as condições de saúde dos idosos de instituições de curta permanência do município de Maringá, Paraná, bem como verificar o impacto da Dança Sênior nos parâmetros mentais, motores e nos domínios de qualidade de vida dessa população. Foi realizado em dois Centros Dia e dividido em duas etapas. Na primeira etapa foi realizada a pesquisa de abordagem quantitativa do tipo descritiva transversal com uma amostra de 40 idosos e na segunda etapa a pesquisa caracterizou-se como quase experimental que contou com a participação de 20 indivíduos, com idade entre 60 e 89 anos. Para coleta dos dados sociodemográficos, físicos, mentais, atividades da vida diária, situação social e econômica foi utilizado o questionário BOAS (Brasil Old Age Schedule). Para segunda etapa foram incluídos idosos que aceitaram participar do programa de atividade física por meio da Dança Sênior durante três meses, três vezes por semana, durante 45 minutos. Os idosos foram submetidos à avaliação motora, cognitiva e qualidade de vida, mediante os testes Timed Up and Go, escala de equilíbrio de Berg e dos questionários Inventário de depressão de Beck, Inventário de ansiedade traço e estado, bem como o WHOQOL-BREF. Os resultados mostraram que o sexo feminino foi prevalente (67,5%), a auto-percepção de saúde foi boa para 72,5% dos idosos, as doenças mais relatadas foram a hipertensão (34,2%) e o diabetes mellitus (16,4%). Os resultados dos efeitos da intervenção com a Dança Sênior nas variáveis motoras dos idosos apresentaram maior valor no pós-teste para a escala de equilíbrio de Berg (p<0,001) e menor escore para o TUG (p=0,05), indicando melhora tanto no equilíbrio como na agilidade. Na ansiedade estado a diferença de 12,68 entre os dois momentos de aplicação do teste também revelou significância estatística (p<0,001). Quanto à qualidade de vida, os domínios físico e meio ambiente discriminaram-se de forma estatisticamente significante nos resultados do pré-teste, quando comparados aos do pós-teste (p=0,01 e p<0,001 respectivamente). Os resultados indicam que as duas instituições de curta permanência cumprem as exigências sobre a capacidade funcional para o atendimento dos idosos em suas dependências ao ser constatada a tendência dos idosos a independência parcial. O conhecimento do perfil sociodemográfico, bem como das condições de saúde desses idosos, reafirmam a necessidade de ações específicas para esse grupo etário no sentido de promover impacto tanto no condicionamento musculoesquelético como cardiopulmonar. Com base nos parâmetros avaliados, 13 conclui-se que a Dança Sênior mostra-se eficiente como exercício físico na melhora da qualidade de vida, saúde física e mental dos idosos.
Palavras-chave: Dança
Promoção da saúde
Saúde do idoso.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/534
Data do documento: 3-Out-2014
Aparece nas coleções:PROMOÇÃO DA SAÚDE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSÉ ALÍPIO GARCIA GOUVÊA.pdfDissertação1.1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.