01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ODONTOLOGIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5338
Tipo: Artigo
Título: Aumento de coroa clínica estético – relato de caso
Autor(es): ALIBERTI, Lorena Quessada
Primeiro Orientador: CORTEZ, Diógenes Aparício Garcia
Abstract: O sorriso gengival é considerado como uma exposição excessiva da gengiva durante o sorriso. A literatura sugere que uma exposição de 3mm ou mais já pode ser caracterizado como sorriso gengival. Tal característica pode acarretar em comprometimento estético, muitas vezes, refletindo em uma baixa autoestima. Essa característica afeta grande parte da população, sendo prevalente em torno de 10 a 25%, afetando, com mais frequência, as mulheres do que os homens. O tratamento e a consequente resolução do caso dependem do correto diagnóstico e identificação da etiologia. Com base nisto, o objetivo do presente trabalho é apresentar, através de uma revisão de literatura, as diferentes causas e opções de tratamento para correção do sorriso gengival. Ele pode ser causado por diferentes fatores como, por exemplo, excesso vertical de maxila, erupção passiva alterada, lábio superior curto, extrusão dento-alveolar, hiperfunção do músculo levantador do lábio superior ou, ainda, a combinação de dois ou mais fatores. Assim, a literatura sugere a cirurgia ortognática, que se mostra efetiva na resolução de quadros de excesso vertical de maxila, enquanto que, para os casos de erupção passiva alterada, o aumento de coroa clínica tem resultados satisfatórios. Para os casos de hiperfunção muscular, as principais abordagens sugeridas são a utilização de toxina botulínica ou, ainda, a cirurgia de reposicionamento labial, sendo esta última de resultados mais duradouros. Podemos concluir, desta forma, que o sorriso gengival pode ser causado por diferentes etiologias e que o sucesso do tratamento depende, principalmente, do correto diagnóstico.
Palavras-chave: Aumento de Coroa
Reposicionamento Labial
Sorriso Gengival
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Aliberti, Lorena Quessada. Aumento de coroa clínica estético – relato de caso. 16f. 2019. Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Odontologia da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel(a) em Odontologia, sob a orientação do Prof. Mestre Humberto Bordini do Amaral Pasquinelli, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5338
Data do documento: 10-Nov-2019
Aparece nas coleções:ODONTOLOGIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfAliberti, Lorena Quessada521.19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.