01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES PROMOÇÃO DA SAÚDE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/533
Tipo: Dissertação
Título: Análise epidemiológica das causas de morte evitável na solicitação de internamento pelo SUS nas UTIs da macrorregião de Maringá
Autor(es): OTTO, Guido Luis Gomes
Primeiro Orientador: YAMAGUCHI, Mirian Ueda
metadata.dc.contributor.advisor-co1: COSTA, Cássia Kely Favoretto
Resumo: O estudo avaliou as inscrições na lista de espera da Central Noroeste de Regulação para internamentos em UTIs do período de julho a dezembro de 2.012. Foram analisadas um total de 1.212 inscrições de pacientes de todas as idades e separadas de acordo com a classificação de causas evitáveis de morte do SUS e para a análise comparativa das variáveis foi aplicada a estatística descritiva, utilizando-se a distribuição de frequência simples, relativa e média. Os resultados mostram que entre as causas evitáveis de morte, as doenças não transmissíveis são responsáveis por mais de 80% das solicitações de leitos de UTI, representadas pelas doenças do aparelho circulatório e respiratório, principalmente acima dos 40 anos e que as causas externas e as consequências da gestação e puerpério têm conotação importante na morbidade na faixa dos 15 aos 39 anos. Concluímos que, apesar dos atuais esforços nas esferas governamentais na prevenção e promoção da saúde, ainda há muito para se fazer no Brasil, onde o SUS ainda precisa de melhorias revolucionárias e ousadas na prevenção de doenças, principalmente das não transmissíveis.
Palavras-chave: Unidade de terapia intensiva
Causas evitáveis de morte
Doenças não transmissíveis
Sistema único de saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/533
Data do documento: 26-Fev-2014
Aparece nas coleções:PROMOÇÃO DA SAÚDE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GUIDO LUIS GOMES OTTO.pdfDissertação495.83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.