01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ODONTOLOGIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5329
Tipo: TCC
Título: Ocorrência de trepanação radicular durante o tratamento endodôntico: relato de caso
Autor(es): CASSUCCE, Thauane Rayane
Primeiro Orientador: COSTA, Cássia Kely Favoretto
Abstract: As trepanações dentais são definidas como uma lesão artificial involuntária, comunicando a cavidade pulpar com o ligamento periodontal, em consequência de causas iatrogênicas no preparo do dente para o acesso ao canal, ou causas não iatrogênicas. Assim, este trabalho tem como objetivo relatar um caso clínico de trepanação radicular cervical durante o tratamento endodôntico. Paciente do gênero masculino, 36 anos de idade, compareceu à clínica de odontologia da UniCesumar, com indicação de tratamento endodôntico para o dente 15. Ao iniciar o tratamento, na cirurgia de acesso ao canal radicular, ocorreu uma trepanação radicular cervical, nível infra-ósseo. A região trepanada foi selada com agregado trióxido mineral e cimento de ionômero de vidro. Ademais, o cimento reparador MTA Repair® foi eficaz no tratamento da trepanação radicular. O sucesso do selamento foi comprovado com radiografia periapical de controle, um ano após o término do tratamento. Ressalta-se que o tratamento não cirúrgico sempre deve ser o de primeira escolha, caso não seja satisfatório, o tratamento cirúrgico deve ser realizado. O prognóstico depende diretamente do tempo entre o acidente e o selamento da trepanação, da localização e da extensão.
Palavras-chave: Endodontia
Canal radicular
Tratamento
Prognóstico
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Cassucce, Thauane Rayane. Ocorrência de trepanação radicular durante o tratamento endodôntico: relato de caso. 13f. 2019. Artigo apresentado ao curso de graduação em Odontologia da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de Cirurgiã-dentista, sob a orientação da Prof. Me. Renata Fernandes, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5329
Data do documento: 10-Nov-2019
Aparece nas coleções:ODONTOLOGIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfCassucce, Thauane Rayane385.54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.