01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ODONTOLOGIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5321
Tipo: Artigo
Título: Mucocele das glândulas de blandin-nhun: Relato de série de casos
Autor(es): BERTOLIN, Viviane
Primeiro Orientador: YAMAGUCHI, Mirian Ueda
Abstract: Mucocele é um pseudocisto, ou seja, uma lesão benigna que possui mucina em seu interior. Quando comparada à outras lesões bucais, é considerada rara. Acomete em sua maior parte pacientes jovens, não possuindo predileção por gênero. É causada por algum traumatismo que rompe o ducto de alguma glândula salivar menor com a possibilidade de ser provocada também por hábitos repetitivos diários. Pode acometer toda a mucosa bucal, como o assoalho de boca, o ventre de língua – onde se localiza a mucocele das Glândulas de Blandin-Nhun –, o lábio inferior e o palato mole. Por algum motivo, o paciente traumatiza o ducto de uma glândula salivar, onde vai extravasar um líquido mucinoso a ficar retido nos tecidos subjacentes ao ducto, na mucosa oral. Tal circunstância leva à formação de uma bolha na região afetada com risco de se romper e recidivar várias vezes. Clinicamente, apresenta-se como uma bolha de coloração compatível à mucosa em tom róseo em região mais superficial e azulada profunda. Trata-se de lesão indolor. Histopatologicamente, observa-se material amorfo extravasado compatível com mucina, circunscrito por tecido granuloso, a presença de células inflamatórias de números variados, como linfócitos, fagócitos mononucleares e resíduos de ductos salivares. Extrai-se cirurgicamente por uma incisão excional para total remoção da glândula lesada e também das glândulas adjacentes. Dessa forma, evita-se recidivas, sendo a técnica cirúrgica o tratamento para lesão. O objetivo deste trabalho é relatar uma série de 4 casos. No caso 1, um paciente de sexo masculino com 37 anos se queixou de uma “bolinha” no ventre da língua; no caso 2, uma paciente de sexo feminino com 7 anos teve a mesma queixa do primeiro paciente; já no caso 3, um paciente de 9 anos do sexo masculino apresentou lesão em ventre de língua exofítica de coloração de azulada, +-1,5 cm e, no caso 4, um paciente do sexo feminino de 28 anos, apresentou clinicamente lesão exofítica de coloração de mucosa normal medindo aproximadamente 0,7 cm. As características são compatíveis com mucocele. Realizaram-se biopsias excisionais, utilizando a técnica da marsupialização, bem como exame histopatológico a confirmar as hipóteses de mucocele. Todos os pacientes estão em proservação sem recidiva.
Palavras-chave: Glândulas salivares
Mucocele bucal
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Bertolin, Viviane. Mucocele das glândulas de blandin-nhun: Relato de série de casos. 17f. 2019. Artigo apresentado ao Curso de Graduação em odontologia da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel(a) em Odontologia, sob a orientação do Prof. Me. Fábio Vieira de Miranda, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5321
Data do documento: 10-Nov-2019
Aparece nas coleções:ODONTOLOGIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfBertolin, Viviane945.35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.