01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ODONTOLOGIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5320
Tipo: Artigo
Título: Lipoma intraósseo na região maxilar: relato de caso
Autor(es): COLETE, Hadassa Ester de Sá
Primeiro Orientador: VERMELHO, Sônia Cristina Soares Dias
Abstract: O lipoma é um tumor benigno que pode ocorrer em qualquer parte do corpo onde o tecido adiposo se encontra disponível. Há ocorrência intraóssea, considerada um dos tumores benignos mais raros do osso. Homens e mulheres são afetados igualmente. Em região oral e maxilofacial ocorre em menor frequência, representando 1% a 4% somente, mais relatados em ossos longos e achatados; na região oral e maxilofacial são incomuns. O objetivo deste trabalho é apresentar um caso incomum de lipoma intraósseo. Neste caso em particular, um paciente do sexo masculino, 24 anos, foi encaminhado para remoção dos terceiros molares inclusos. Realizaram-se um exame clínico e uma solicitação de uma radiografia panorâmica para avaliação dos elementos inclusos. Radiograficamente os dentes 18, 28, 38 e 48 se encontravam inclusos. Além disso, apresentavam uma lesão radiolúcida, medindo 0.8mm x 0.5mm, com halo radiopaco, bem delimitado, localizado na distal do 18 incluso, sem envolvimento com o dente. Realizou-se a cirurgia para remoção do dente incluso e, no mesmo procedimento, acessou-se a lesão e realização da curetagem. O material foi encaminhado para exame histopatológico. Os cortes apresentavam cavidade revestida por epitélio cístico delgado e fragmentado. No interior da cavidade, a presença de tecido adiposo e vasos sanguíneos pode ser observada, circunscritos por tecido conjuntivo fibroso e tecido ósseo maduro. Por se tratar de uma lesão incomum, realizou-se a imuno-histoquímica, positivo para o marcador S-100 de modo a confirmar a presença de adipócitos reforçando o diagnóstico de lipoma intraósseo. O paciente está em proservação sem recidiva.
Palavras-chave: Lipoma intraósseo
Tumor
Maxilofacial.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Colete, Hadassa Ester de Sá. Lipoma intraósseo na região maxilar: relato de caso. 11f. 2019. Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Odontologia da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel(a) em Odontologia, sob a orientação do Prof. Dr. Fábio Vieira Miranda, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5320
Data do documento: 10-Nov-2019
Aparece nas coleções:ODONTOLOGIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfColete, Hadassa Ester de Sá1.38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.