01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5318
Tipo: TCC
Título: Novas Ferramentas do Jornalismo nas Redes Sociais: Análise do Drops do Estadão.
Autor(es): WATANABE, Amanda Sayuri
Primeiro Orientador: BANDEIRA, Jóyce Suély
Abstract: Neste trabalho foi discutido o jornalismo veiculado na internet, ou seja, webjornalismo, que faz parte do momento em cuja informação é a base que move a sociedade. Em meio à grande quantidade de produção e divulgação de informação proporcionada pelo ciberespaço, no qual permite uma comunicação horizontal, foi analisado o noticiário “Drops”, criado pelo consolidado jornal O Estado de S. Paulo, popularmente conhecido como Estadão, veiculado diariamente na página da empresa no Instagram na ferramenta Stories, e como o jornalismo pode se adaptar em meio a sobrecarga de conteúdo na internet na sociedade contemporânea. O principal objetivo foi analisar como os jornalistas utilizam essa ferramenta, assim como o discurso e linguagem adotadas. Nesse projeto foi analisado durante o período de uma semana o “Drops”, cada stories veiculado no “Drops” foi explorado individualmente, por tipo de narrativa, classificado em soft ou hard news, editoria, assunto, a utilização de ferramentas disponibilizadas pelo Instagram tais como direcionamento de link, texto, gif, hashtag, filtro e se permitiu interação. Foi analisada também a quantidade de stories diários e a escolha de pautas. Em conclusão, foi verificada a não utilização de todos os recursos disponibilizados pelo Instagram, e a ausência de características do webjornalismo, contudo, foi o caminho para adaptar o jornalismo na rede social de maneira atrativa para o público alvo que utiliza a ferramenta.
Palavras-chave: Jornalismo no Instagram
Redes Sociais
Webjornalismo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Watanabe, Amanda Sayuri. Novas Ferramentas do Jornalismo nas Redes Sociais: Análise do Drops do Estadão. 75f. 2019. Trabalho de conclusão de curso de graduação apresentado ao Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá. 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5318
Data do documento: 5-Dez-2019
Aparece nas coleções:COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfWatanabe, Amanda Sayuri.2.67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.