01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5316
Tipo: TCC
Título: Jornalismo X mídias Sociais: O impacto que as Redes Sociais provocam no Jornalismo.
Autor(es): MACIEL, Laíza Guerreiro
Primeiro Orientador: BANDEIRA, Jóyce Suély
Abstract: Esse trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar o impacto que a tecnologia e as redes sociais causaram e vêm causando no jornalismo. Desde a implementação dos computadores na redação, o processo de produção e divulgação das notícias sofreu grandes modificações, e a partir do momento que esses aparelhos foram conectados na Internet, uma revolução em todo o cenário da comunicação aconteceu. No jornalismo tradicional, dentro da redação, existia uma ideologia dominante, onde a informação era distribuída de um para todos, ou seja, a grande mídia determinava quais assuntos se tornariam notícias e o público apenas as recebiam sem ter nenhuma possibilidade de emitir respostas. Com o uso dos recursos que a tecnologia possibilitou, esse cenário mudou, aquele indivíduo que só recebia a informação agora interage com a mídia, é um produtor de conteúdo e a informação passa a ser de todos para todos. No entanto, as novas possibilidades de interatividade nem sempre são vantajosas para a qualidade das matérias que serão produzidas, uma vez que nesse ambiente, qualquer usuário é também um potencial produtor de conteúdo. Com isso, a credibilidade das informações disponíveis na rede torna-se questionável. Para entender como o jornalista tende a se comportar nessa nova era da comunicação, foi realizada uma pesquisa bibliográfica mostrando as características do jornalismo tradicional, abordando desde o processo de produção das notícias, ao papel da profissão, das fontes, do indivíduo receptor, que agora é interativo, até a chegada da tecnologia / internet e aos novos questionamentos que surgiram por meio dessa rede.
Palavras-chave: Interatividade
Jornalismo Digital
Tecnologia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Maciel, Laíza Guerreiro. Jornalismo X mídias Sociais: O impacto que as Redes Sociais provocam no Jornalismo. 52f. 2019. Trabalho de conclusão de curso de graduação apresentado ao Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá. 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5316
Data do documento: 5-Dez-2019
Aparece nas coleções:COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfMaciel, Láiza Guerreiro711.59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.