01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ODONTOLOGIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5313
Tipo: Artigo
Título: Hiperpigmentação gengival e a viabilidade de tratamento: relato de caso
Autor(es): RONCHI, Jeniffer
BRITO, Juliana Piassa
Primeiro Orientador: MARTINS JUNIOR, Joaquim
Abstract: O equilíbrio dos tecidos periodontais é fundamental para que estética, função e conforto do paciente sejam harmônicos e satisfatórios. Um componente, em termos de estética, é a coloração do tecido gengival, pois a pigmentação melânica interfere diretamente no sorriso do paciente e é causada por vários fatores, afetando pessoas de diferentes raças, sexo ou idade e pode ser agravado quando é associado a um sorriso gengival. Vários são os tratamentos descritos na literatura para despigmentação gengival. Desta forma, o objetivo deste trabalho é relatar um caso clínico no qual uma paciente melanoderma queixava-se da aparência de seu sorriso, reflexo de um desequilíbrio entre tecidos periodontais e dentários. O tratamento sugerido para a paciente foi a realização de uma cirurgia de despigmentação gengival, juntamente com cirurgia de aumento de coroa estético e faceta direta em resina composta nos dentes anteriores superiores. Noventa dias após a cirurgia de despigmentação, foi constatada uma pequena recidiva das manchas, com a necessidade de uma nova intervenção cirúrgica. Este trabalho evidenciou uma abordagem eficaz e de baixa complexidade, com técnicas de menor custo e pouco invasivas, com resultados satisfatórios, justificando a indicação do tratamento e diminuindo significativamente a queixa inicial da paciente, aonde após um ano e meio de acompanhamento, foi observado pequenas regiões de repigmentação melânica. O acompanhamento deve se estender por um maior período de tempo para que, se houver necessidade, seja realizada uma nova intervenção cirúrgica.
Palavras-chave: hiperpigmentação
cirurgia estética
periodontia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Ronchi, Jeniffer; Brito, Juliana Piassa. Hiperpigmentação gengival e a viabilidade de tratamento: relato de caso. 14f. 2019. Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Odontologia da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel(a) em Odontologia, sob a orientação da Profª. Dra. Ma. Esp. Lívia Tolentino Cardia, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5313
Data do documento: 20-Out-2019
Aparece nas coleções:ODONTOLOGIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfRonchi, Jeniffer; Brito, Juliana Piassa1.08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.