01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ODONTOLOGIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5310
Tipo: Artigo
Título: Estudo epidemiológico das lesões bucais analisadas em um laboratório particular no município de Maringá-PR
Autor(es): VIEIRA, Rafaeli Cristina Zanoli
Primeiro Orientador: GOMES, Cristiane F.
Abstract: O estudo das doenças bucais por meio do perfil epidemiológico é fundamental para a área da saúde pública, pois determina a incidência e a prevalência das doenças que acometem a cavidade oral. Sendo assim, identificar fatores etiológicos possibilitam o planejamento, execução e avaliação das ações de prevenção, controle e tratamento das mesmas. Dentre as doenças encontradas na odontologia temos as lesões císticas, que são encontradas na prática clínica odontológica de forma relativamente comum. O objetivo do presente trabalho foi analisar o perfil epidemiológico das lesões bucais diagnosticadas e analisadas para obter a prevalência das lesões, gênero, etnia e faixa etária dos pacientes mais acometidos. Os dados dos pacientes com lesões císticas foram coletados em um laboratório particular do município de Maringá, Paraná e atendidos entre 2010 e 2019 e analisados com o auxilio do Software Statistica Single User versão 13, por meio de tabelas de frequência simples e de dupla entrada e do teste qui-quadrado conforme necessidade (nível de significância adotado: 5%). A idade média dos 25 pacientes avaliados foi de 27,4±10,2 anos sendo que, a faixa etária prevalente, foi de até 22 anos, com maior prevalência de mulheres e 96,0% eram leucodermos. Os dentes prevalentes foram o 28 e 48 (28,0% cada um deles), 24,0% das lesões estavam localizadas na face distal, 52,0% dos dentes eram inclusos, 68,0% dos pacientes tinham radiografia panorâmica e o tipo de lesão mais frequente foi o cisto paradentário que ocorre em 40,0% dos casos. Conclui-se que é indispensável a realização do exame histopatológico para o diagnóstico das lesões bucais, uma vez que num mesmo local e com características semelhantes, encontram-se patologias diferentes.
Palavras-chave: Epidemiologia
Prevalência
Saúde Bucal
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Vieira, Rafaeli Cristina Zanoli. Estudo epidemiológico das lesões bucais analisadas em um laboratório particular no município de Maringá-PR. 16f. 2019. Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Odontologia da UniCesumar - Centro Universitário de Maringá, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5310
Data do documento: 10-Nov-2019
Aparece nas coleções:ODONTOLOGIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfVieira, Rafaeli Cristina Zanoli281.03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.