01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ODONTOLOGIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5309
Tipo: TCC
Título: Avaliação de hipomineralização molar incisivo em pacientes odontopediátricos
Autor(es): SEBASTIÃO, Lara Marasca Barrionuevo
Primeiro Orientador: VELHO, Ana Paula Machado
Abstract: A Hipomineralização Molar Incisivo (HMI) é conhecida como uma anomalia de desenvolvimento do esmalte dentário de origem sistêmica, caracterizado por envolver um ou até os quatros primeiros molares permanentes, envolvendo também os incisivos, quando afetados. O objetivo do presente trabalho foi realizar um levantamento da prevalência dos casos de HMI dos pacientes atendidos na Clínica Integrada Infantil da Unicesumar. Foram avaliados 39 pacientes atendidos na clínica sob autorização dos responsáveis por meio de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Foram analisadas fotografias contidas nas documentações ortodônticas, totalizando 136 prontuários avaliados. Os dados dos pacientes foram digitados em planilhas do Microsoft Excel e analisados com o auxílio do software Statistica Single User (versão 13), por meio de tabelas de frequência simples e de dupla entrada e do teste qui-quadrado, (com nível de significância de: 5%). Foram avaliados 39 pacientes com idade média de 8,4±2,4 anos, sendo que a faixa etária mais prevalente foi de 5 a 8 anos. A prevalência de HMI foi de 17,9% (7/35). Foram avaliados 136 prontuários, com idade média de 9,5±1,7 com prevalência de 3 casos de HMI 3/136 ou 2,2%. As avaliações mostraram que ser portador de HMI está associado estatisticamente (p= 5% de significância) ao paciente acometido de doença ou problemas de saúde nos três primeiros anos de vida. Os resultados obtidos que relacionam a HMI com enfermidades nos três primeiros anos de vida corroboram com a literatura, como evidenciada por alguns autores. O estudo concluiu que enfermidades nos três primeiros anos de vida foi a variável mais importante dentre as abordadas na manifestação de HMI, sendo essencial o acompanhamento do odontopediatra nessa fase inicial da vida.
Palavras-chave: Esmalte dentário
Cárie dentária
Promoção da saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Sebastião, Lara Marasca Barrionuevo. Avaliação de hipomineralização molar incisivo em pacientes odontopediátricos. 20f. 2019. Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de graduação em odontologia da Unicesumar – Centro Universitário de Maringá, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5309
Data do documento: 10-Nov-2019
Aparece nas coleções:ODONTOLOGIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfSebastião, Lara Marasca Barrionuevo432.12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.