01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ODONTOLOGIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5308
Tipo: TCC
Título: Cirurgia parendodôntica em dente com lesão refratária e uso de BIO - OSS como enxerto ósseo
Autor(es): GOMES, Bruna Rodrigues
Primeiro Orientador: BENNEMANN, Rose Mari
Abstract: Esse caso clínico teve como objetivo realizar cirurgia parendodôntica como tratamento de lesão refratária, localizada no ápice do dente 12, que se estendia comprometendo os dentes adjacentes. A presença de lesão periapical, (que após tratamento endodôntico não regride) pode ser considerada como uma doença complexa e resulta na necessidade de medidas clínicas invasivas. Este relato é sobre o dente 12, com a presença de lesão periapical que se estende para os dentes 11 e 13. Após retratamento no dente 11 e tratamento endodôntico no dente 12 não houve regressão. Assim, foi realizada uma cirurgia parendodôntica seguida de apicectomia do dente 12 e curetagem radicular. Para o preenchimento da cavidade foi utilizado o enxerto ósseo Bio-Oss e a proteção desse enxerto com membrana colagenosa, para permitir a regeneração do tecido ósseo. A cirurgia parendodôntica é indicada em casos específicos quando se esgotaram todas as possibilidades de tratamento endodôntico não cirúrgico. Foi decidido realizar uma incisão na gengiva, inserida com uma relaxante a fim de melhorar a visibilidade do campo operatório, além da realização de apicectomia, para a retirada da porção com alteração patológica e apicoplastia, com a função de eliminar as alterações instaladas na raiz e uma melhor remodelação radicular. O resultado do caso visto no controle radiográfico pós-operatório foi satisfatório e a lesão curetada durante a cirurgia teve o diagnóstico de cisto periapical.
Palavras-chave: apicectomia
lesão periapical
tratamento endodôntico
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Gomes, Bruna Rodrigues. Cirurgia parendodôntica em dente com lesão refratária e uso de BIO - OSS como enxerto ósseo. 17f. 2019. Trabalho de conclusão de curso de graduação apresentado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Odontologia sob a orientação do Prof. Dr. Fernando Accorsi Orosco, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5308
Data do documento: 1-Dez-2019
Aparece nas coleções:ODONTOLOGIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfGomes, Bruna Rodrigues913.01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.