01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ODONTOLOGIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5305
Tipo: Artigo
Título: Trauma oclusal secundário: consequências e tratamentos na clínica integrada do adulto – relato de caso
Autor(es): BAZOTI, Ana Carolina de Oliveira
Primeiro Orientador: BENNEMANN, Rose Mari
Abstract: A força oclusal excessiva exercida ao periodonto, dependendo da intensidade, duração e frequência, pode desencadear o trauma oclusal, que é classificado em primário ou secundário. Uma causa comum são procedimentos de dentística finalizados sem ajuste oclusal adequado. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo apresentar, por meio de um estudo de caso vivenciado na Clínica de Odontologia da Unicesumar, as consequências de um trauma oclusal secundário e os malefícios causados no paciente, posteriormente. Além de, por meio do estudo de caso, auxiliar no diagnóstico e no tratamento da lesão, tendo por benefício a devolução da estética e, principalmente, a função do dente, proporcionando qualidade de vida. A apresentação do estudo de caso realizado na Clínica Integrada Básica e, posteriormente, na Clínica Integrada do Adulto, na instituição de ensino Unicesumar, consistirá em formas de tratamento simples, porém, efetivo. A proposta principal do trabalho é usar o caso abordado e o tratamento executado para alertar os profissionais odontólogos sobre a importância da prevenção do trauma, já que ele é causado por falha na execução do tratamento restaurador e, quando já presente, demonstrar que um dente que está aparentemente perdido, como o do caso retratado, pode apresentar grandes melhoras e ter chances de ser mantido na boca, exercendo a função e a estética.
Palavras-chave: Trauma oclusal
Trauma periodontal secundário
Trauma secundário
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Bazoti, Ana Caroline de Oliveira. Trauma oclusal secundário: consequências e tratamentos na clínica integrada do adulto – relato de caso. 10f. 2019. Artigo apresentado ao Curso de Graduação em odontologia da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel(a) em Odontologia, sob a orientação da Profa. Dra.. Cintia Gaio Murad, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5305
Data do documento: 10-Nov-2019
Aparece nas coleções:ODONTOLOGIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfBazoti, Ana Caroline de Oliveira385.4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.