01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES PROMOÇÃO DA SAÚDE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/530
Tipo: Dissertação
Título: Internamentos por morbidade materna em unidade de terapia intensiva: identificação dos casos de Near Miss Materno
Autor(es): RUDEY, Edson Luciano
Primeiro Orientador: YAMAGUCHI, Mirian Ueda
Resumo: O objetivo deste estudo foi identificar os casos de near miss materno e listar indicadores de saúde entre pacientes internadas em unidade de terapia intensiva nos trinta municípios pertencentes à 15º Regional de Saúde de Maringá no Paraná. Métodos: Trata-se de um estudo transversal retrospectivo realizado na 15º Regional de Saúde de Maringá no Paraná, entre 01 de fevereiro de 2012 a 31 de janeiro de 2013. Os dados foram obtidos dos prontuários médicos e analisados estatisticamente. Resultados: Houve 37 internamentos, dentre os quais, 16 foram casos de near miss e 3 de morte materna. As principais complicações durante o internamento foram as doenças hipertensivas (45%), complicações pulmonares (31%) e hemorrágicas (24%). O procedimento invasivo mais realizado foi a hemotransfusão em 51% dos casos. A maioria dos casos de near miss possivelmente ocorreu fora do ambiente da unidade de terapia intensiva, em contradição aos de morte materna, em que mais da metade ocorreu dentro da unidade de terapia intensiva. Os casos de morte materna tiveram o maior número de critérios identificadores de near miss. Conclusões: Recomenda-se o treinamento dos profissionais de saúde com adesão à protocolos clínicos, como os de prevenção às hemorragias. A pesquisa em conjunto dos casos de near miss e morte materna podem melhorar o monitoramento dos cuidados obstétricos, tratando-se, portanto, de um instrumento útil e viável a ser usado pelos comitês de mortalidade materna.
Palavras-chave: Unidades de terapia intensiva
Mortalidade materna
Complicações na gravidez
Morbidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/530
Data do documento: 30-Abr-2014
Aparece nas coleções:PROMOÇÃO DA SAÚDE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDSON LUCIANO RUDEY.pdfDissertação5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.