01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC NUTRIÇÃO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5299
Tipo: Artigo
Título: O consumo alimentar de crianças obesas participantes de um programa de intervenção interdisciplinar com base na pirâmide alimentar infantil
Autor(es): SOUZA, Kamylla Francisly de
Godoy, Luiz Carlos de Souza
Primeiro Orientador: ZANQUETTA,Isabelle Carvalho
Abstract: investigar os efeitos de um programa de intervenção interdisciplinar no consumo alimentar de crianças obesas com base na pirâmide alimentar infantil. Métodos: mediante o registro alimentar no qual se avaliaram 12 crianças, de ambos os sexos, atendidos por um projeto interdisciplinar de um centro de Ensino Superior, da cidade de Maringá, no período de 3 dias, no qual foi avaliado o consumo médio de energia, macro e vitamina A e C, cálcio, ferro, magnésio e zinco. Nesse sentido, levantou-se o consumo pelas crianças, por grupo de alimentos da pirâmide infantil, analisando-se esses dados utilizando-se a média, desvio padrão, as diferenças absolutas e percentuais e a análise estatística através do teste t de student, assumindo um nível de significância de 5% (p<0,05). Resultados: Constatou-se que, 67% das crianças possuem obesidade grave, com alto risco nutricional. O valor enérgico total ingerido é 11% inferior ao recomendado, porém, ao adequar as quantidades em macronutrientes, a ingestão de lipídios é alta em 20%. O consumo de açúcares é 2,31 vezes a recomendação da pirâmide de infantil. Em contrapartida, o consumo de frutas e hortaliças representa 0,19 vezes o percentual da recomendação. Conclusão: A partir da pesquisa, verificou-se que, há um alto percentual de crianças com obesidade grave e alto consumo de alimentos do grupo dos açúcares. O que leva a concluir que, a opção por alimentos de alto valor calórico e pobre em nutrientes tem sido a preferência das crianças estudadas.
Palavras-chave: Obesidade
Crianças
Guias alimentares
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Souza, Kamylla Francisly de; Godoy, Luiz Carlos de Souza. O consumo alimentar de crianças obesas participantes de um programa de intervenção interdisciplinar com base na pirâmide alimentar infantil. 38f. 2019. Artigo apresentado ao curso de graduação em Nutrição da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5299
Data do documento: 10-Nov-2019
Aparece nas coleções:NUTRIÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfSouza, Kamylla Francisly de; Godoy, Luiz Carlos de Souza1.88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.