01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC NUTRIÇÃO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5295
Tipo: Artigo
Título: Percepção da imagem corporal e silhueta de praticantes experientes e não experientes de musculação
Autor(es): ALMEIDA, Marcos Paulo Brito de
Bertolazo, Leonardo
Primeiro Orientador: BRANCO,Bráulio Henrique Magnani
Abstract: A busca por um corpo escultural é anseio de todas as faixas etárias. Entretanto, muitas vezes, tal anseio pode causar comportamentos extremos como as compulsões alimentares e as distorções da imagem corporal. Nesse sentido, sendo as mulheres, o grupo com maior índice de desaprovação do próprio corpo, buscando mais veementemente o emagrecimento. Assim, o objetivo do presente estudo foi analisar a percepção da imagem corporal e a escala de silhuetas de praticantes de musculação experientes e não experientes. A amostra foi composta por 200 praticantes de musculação, de duas cidades localizadas no Noroeste do Estado do Paraná, sendo metade do sexo masculino e metade do sexo feminino. Foram coletados dados antropométricos (peso, altura, índice de massa corporal (IMC), circunferência da cintura (CC), circunferência do quadril (CQ), relação cintura-quadril (RCQ) dos participantes. Como instrumentos psicométricos foram empregados o BSQ e a escala de silhuetas para adultos. Para a análise dos dados, foram utilizados os testes de Shapiro-Wilk, Kruskal-Wallis, teste t pareado e d de Cohen. Observou-se que, dentre os avaliados, as mulheres apresentam maior insatisfação e distorção da imagem corporal. No sexo masculino, notou-se que, o sobrepeso e a obesidade prevaleceram no grupo menos experiente, podendo ser o responsável pelos níveis de insatisfação nesse grupo. De tal maneira, conclui-se que, o padrão de beleza físico afeta, em sua maioria, mais o sexo feminino, atentando-se para o fato de que, as mulheres mais experientes são também mais exigentes com sua forma física.
Palavras-chave: Imagem Corporal
Exercício Físico
Nutrição
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Almeida, Marcos Paulo Brito de; Bertolazo, Leonardo. Percepção da imagem corporal e silhueta de praticantes experientes e não experientes de musculação. 31f. 2019. Artigo apresentado ao curso de graduação em Nutrição da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de bacharel em Nutrição, sob a orientação do Prof. Dr. Bráulio Henrique Magnani Branco.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5295
Data do documento: 10-Nov-2019
Aparece nas coleções:NUTRIÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfAlmeida, Marcos Paulo Brito de; Bertolazo, Leonardo761.68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.