01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC FISIOTERAPIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5291
Tipo: Artigo
Título: Tapete sensorial como meio de estimulação de crianças com Síndrome de Down - Estudo de caso
Autor(es): GUIDELLI, Kellen Dianny Pinheiro
SILVA, Nathalia Maria
Primeiro Orientador: NONINO,Fabiana
Abstract: As crianças portadoras de Síndrome de Down apresentam algumas características em comum, além do atraso mental, motor e sensorial. A integração sensorial é a capacidade do Sistema Nervoso Central em organizar e interpretar os estímulos sensoriais e promover respostas adequadas. A integridade sensorial é fundamental para o desenvolvimento motor e são as experiências sensoriais vividas que aprimoram essas habilidades motoras. Objetivo: O objetivo deste estudo foi promover a aquisição de etapas motoras de crianças com Síndrome de Down por meio da utilização do tapete sensorial. Metodologia: O estudo foi realizado de forma descritiva semelhante ao estudo de caso, em que foi analisada uma criança com Síndrome de Down. A pesquisa foi realizada após aprovação do comitê de ética em pesquisa da Unicesumar e assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido pelos pais ou responsáveis. Foi realizado a avaliação e reavaliação através do protocolo de Denver e uma avaliação pela observação do desempenho motor da criança. A intervenção aconteceu em cima do tapete sensorial por dois meses com frequência de duas vezes na semana, influenciando as etapas motoras que a criança apresentou atraso. Resultados: Através da análise das escalas utilizadas foi possível observar inicialmente uma idade motora de 10 meses, após a intervenção a criança evoluiu para uma idade motora de 18 meses com a obtenção da marcha independente. Conclusão: Concluiu-se que a terapia de integração sensorial utilizando o tapete sensorial, foi eficaz para aquisição das etapas motoras em uma criança com Síndrome de Down
Palavras-chave: Síndrome de Down
Integração sensorial
Tapete sensorial
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Guidelli, Kellen Dianny Pinheiro; Silva, Nathalia Maria. Tapete sensorial como meio de estimulação de crianças com Síndrome de Down - Estudo de caso. 25f. 2019. Artigo apresentado ao curso de graduação em Fisioterapia da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5291
Data do documento: 10-Nov-2019
Aparece nas coleções:FISIOTERAPIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfGuidelli, Kellen Dianny; Silva, Nathália Maria1.64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.