01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC FISIOTERAPIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5284
Tipo: Artigo
Título: Quedas em idosos - Fatores de risco: uma revisão de literatura
Autor(es): GOTTARDO, Priscila Panisio de Lima
SILVA, Lubia Fabiana Alves da
Primeiro Orientador: BENEDETI, Márcia Regina
Abstract: A população idosa vem crescendo significativamente no Brasil nos últimos anos, e isso se deve a melhoria na qualidade de vida que leva ao aumento da longevidade Este trabalho tem por finalidade identificar os principais fatores de risco que levam a quedas em idosos. Para a realização deste trabalho buscamos artigos que abordassem os temas de estudo sobre fatores de riscos que causam quedas em idosos, para tal utilizamos a base de dados Scielo e Pubmed. O processo de envelhecimento ocorre para todos de forma gradativa. A velocidade com que essas alterações ocorrem depende de fatores genéticos e epigenéticos. Essas alterações afetam diretamente o equilíbrio do idoso deixando-os mais propensos a quedas. As quedas se caracterizam pela perturbação de um corpo, fazendo com que o mesmo saia de sua postura inicial para uma postura inferior, sem que o indivíduo tenha a capacidade de se recompor a tempo de evita-la. Com base nos estudos revisados, pode-se concluir que as quedas em idosos estão se tornando cada vez mais comuns, pois estatísticas apontam que as pessoas estão vivendo mais.
Palavras-chave: Atividade física
Envelhecimento
Fatores de risco
Idosos
Prevenção
Quedas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Gottardo, Priscila Panisio de Lima; Silva, Lubia Fabiana Alves da. Quedas em idosos - Fatores de risco: uma revisão de literatura. 18f. 2019. Artigo apresentado ao curso de graduação em Fisioterapia da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5284
Data do documento: 1-Jan-2019
Aparece nas coleções:FISIOTERAPIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfGottardo, Priscila Panisio de Lima; Silva, Lubia Fabiana Alves da479.97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.