01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC FISIOTERAPIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5280
Tipo: Artigo
Título: Prevalência de lesões de ombro, incapacidade funcional e força muscular de membros superiores em diferentes categorias de handebol
Autor(es): MOTOYAMA, Daniele Ayumi
GONÇALVES, Lohanna Hariadne Tavares
Primeiro Orientador: ARAÚJO,Cynthia Gobbi Alves
Abstract: Introdução: O handebol é um esporte de contato físico e sucessíveis arremessos aéreos, o que resulta em alta taxa de lesões no ombro de atletas desse esporte. Objetivo: Este estudo tem como objetivo analisar a prevalência de lesões de ombro, incapacidade funcional e força muscular de membros superiores em jogadores de handebol para que a prevenção seja feita de forma mais eficaz. Métodos: É um estudo transversal e foi realizado no centro esportivo da UNICESUMAR-Maringá, com atletas de ambos os sexos, das categorias juvenis e adultas. Os voluntários responderam a um questionário com dados sociodemográficos, histórico de lesões e treinamento, além dos questionários de incapacidade funcional,teste de força de preensão palmar com o dinamômetro manual. Foram excluídos atletas que apresentaramdificuldades na compreensão dos questionários e indivíduos que não aceitaram assinar o termo de consentimento livre e esclarecido. Resultados: Nos resultados foi observado que, no questionário WORCe nos dados do dinamômetro manual em relação à força de preensão palmar, apresentou-se diferença significativa entre os grupos, já o questionário SPADI que avalia incapacidade funcional e dor não foi diferente entre os grupos. Conclusão: Com este estudo, pode-se concluir que a prevalência de lesões de ombro é mais frequente em mulheres e em atletas da categoria juvenil. Os valores de preensão manual apresentados diferem de acordo com a categoria e sexo, principalmente, e os times com maior média de força foram os masculinos adulto e juvenil.
Palavras-chave: Lesões Esportivas
Ombro
Atletas
Prevalência
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Motoyama, Daniele Ayumi; Gonçalves, Lohanna Hariadne Tavares. Prevalência de lesões de ombro, incapacidade funcional e força muscular de membros superiores em diferentes categorias de handebol. 25f. 2019. Artigo apresentado ao curso de graduação em Fisioterapia da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5280
Data do documento: 5-Nov-2019
Aparece nas coleções:FISIOTERAPIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfMotoyama, Daniele Ayumi; Gonçalves, Lohanna Hariadne Tavares1.1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.