01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ENGENHARIA CIVIL
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5275
Tipo: Artigo
Título: Avaliação de desempenho da implementação dos princípios da construção enxuta em oito construtoras no Estado do Paraná
Autor(es): ASCÊNCIO, Abner Martins
Primeiro Orientador: VIOLIN, Ronan Yuzo Takeda
Abstract: O sistema tradicional de produção da construção civil é caracterizado por altos índices de desperdícios e baixa produtividade. Devido à crescente conscientização dos direitos do consumidor e o presente momento de instabilidade econômica, observa-se grande esforço das empresas construtoras para garantia de sobrevivência. Com o objetivo de reverter essa posição de setor atrasado, aumentar a vantagem competitiva das empresas e atender aos requisitos dos clientes, surgiu a Construção Enxuta. Esta nova filosofia de gestão da produção busca a eliminação sistemática das ineficiências nos processos construtivos e a maximização do valor na entrega de projetos. O objetivo deste trabalho foi levantar um referencial teórico na busca por estudos anteriores acerca da aplicação dos onze princípios de Koskela (1992) avaliando o desempenho desta filosofia em construtoras paranaenses. Oito empresas de diferentes cidades foram analisadas, e um panorama do desenvolvimento da Construção Enxuta no estado do Paraná foi identificado. Observou-se que as empresas possuem conhecimento mediano das práticas da construção enxuta, e que os princípios estão sendo aplicados de maneira inconsciente e não estruturada. O foco desta pesquisa ficou restrito aos conceitos deste novo paradigma de gestão, não abordando as ferramentas que auxiliam na implantação dos princípios, e o número de empresas não foi representativo de forma a tonar possível a generalização.
Palavras-chave: Filosofia Lean
Construção Civil
Desperdício
Fluxos de Construção
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Ascêncio, Abner Martins. Avaliação de desempenho da implementação dos princípios da construção enxuta em oito construtoras no Estado do Paraná. 25f. 2019. Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia Civil da UNICESUMAR – Centro Universitário de Maringá, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5275
Data do documento: 5-Nov-2019
Aparece nas coleções:ENGENHARIA CIVIL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfAscêncio, Abner Martins368.39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.