01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES PROMOÇÃO DA SAÚDE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/527
Tipo: Dissertação
Título: Qualidade de vida, autonomia funcional e capacidade cognitiva em idosas praticantes de diferentes modalidades de exercício físico
Autor(es): OLIVEIRA, Daniel Vicentini de
Primeiro Orientador: BERTOLINI, Sônia Maria Marques Gomes
Resumo: O objetivo deste estudo foi o de analisar a qualidade de vida das idosas praticantes de diferentes modalidades de exercício físico. Foram avaliadas, por meio dos questionários WHOQOL-BREF e o WHOQOL-OLD, 120 voluntárias, divididas em três grupos de 40 idosas: grupo hidroginástica (GH), grupo academia da terceira idade (GA) e grupo musculação (GM). O maior escore de qualidade de vida foi obtido no domínio psicológico, porém, sem diferenças estatisticamente significantes entre os grupos. O menor escore foi verificado no domínio físico do GH, sendo diferente estatisticamente do GA e GM (p=0,001). O GM obteve melhores resultados na maioria dos domínios, com diferenças estatisticamente significantes nos aspectos físico (p=0,001), funcionamento dos sentidos (p=0,033), bem como nas atividades passadas, presentes e futuras (p=0,004) em relação aos demais grupos. Conclui-se que a prática da musculação proporciona melhores benefícios na qualidade de vida dos idosos quando comparada aos exercícios físicos realizados nas academias da terceira idade e na hidroginástica.
Palavras-chave: Atividade física
Envelhecimento
Promoção da saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/527
Data do documento: 11-Dez-2014
Aparece nas coleções:PROMOÇÃO DA SAÚDE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANIEL VICENTINI DE OLIVEIRA.pdfDissertação527.95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.