01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ENGENHARIA CIVIL
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5268
Tipo: Artigo
Título: Análise da flecha e da resistência à flexão de vigotas pré-moldados de concreto armado com reforço de bambu da espécie dendrocalamus asper
Autor(es): BERTACCHINI, Guilherme Henrique
Primeiro Orientador: VIOLIN, Ronan Yuzo Takeda
Abstract: Para entender a aplicabilidade do bambu na construção civil, este artigo busca apresentar variadas situações onde o mesmo é utilizado como estrutura, com ou sem o concreto armado, analisando o auxílio estrutural que a planta fornece para as edificações. Partindo do pressuposto de autoconstrução e sustentabilidade, o bambu se torna uma alternativa de redução parcial do aço em estruturas de concreto armado, andaimes e escoramento, já que o produto industrializado tem seu processo de produção e extração altamente poluente, o que poderia aumentar a economia e preservação do meio ambiente. Além disso, as propriedades da planta são atrativas para a construção civil, como alta residência e leveza, porém, outros fatores devem ser considerados, como a irregularidade do colmo e a degradação por agentes externos. Para isto, as informações são levantadas com revisão bibliográfica e um ensaio técnico normatizado para verificar o comportamento positivo da planta unida com o concreto e assim, as vantagens e desvantagens são balanceadas em busca de viabilizar o uso de bambu em obras de pequeno porte.
Palavras-chave: Concreto
Estrutura
Sustentabilidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Bertacchini, Guilherme Henrique. Análise da flecha e da resistência à flexão de vigotas pré-moldados de concreto armado com reforço de bambu da espécie dendrocalamus asper. 24f. 2019. Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia Civil da UNICESUMAR - Centro Universitário de Maringá, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5268
Data do documento: 10-Nov-2019
Aparece nas coleções:ENGENHARIA CIVIL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfBertacchini, Guilherme Henrique3.04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.