01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ENGENHARIA CIVIL
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5266
Tipo: Artigo
Título: Geração de resíduos de uma pequena obra em Maringá e uma proposta de um plano de gerenciamento de resíduos sólidos da construção civil
Autor(es): ELIAS, Izabelle Marques
Primeiro Orientador: PIERINI, Sandra Andrea
Abstract: Resíduos da Construção Civil (RCC) é um tema importante que exige destaque pelos impactos que causam no meio ambiente. O presente trabalho teve como objetivo evidenciar a quantidade de resíduos gerados, seu manejo e destinação final durante a reforma de uma sala comercial de aproximadamente 42,87m² em Maringá/PR. O trabalho evidenciou cerca de duas caçambas preenchidas com diversos materiais da construção civil distribuídas em diferentes classes. Constatou-se que os resíduos não foram separados e destinados corretamente, como preconiza a classificação da Resolução n° 307, de 5 de Julho de 2002 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). Concluiu-se que, uma proposta de gerenciamento correto dos resíduos sólidos pode contribuir com a redução dos impactos ambientais, tais como, a contaminação das águas, proliferação de mosquitos, poluição e contaminação do solo, entre outros e ainda pode contribuir no setor econômico e incentivo do processo de reciclagem, que poderia ser um facilitador na gestão dos RCCs.
Palavras-chave: Entulho
Meio Ambiente
Reciclagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5266
Data do documento: 1-Jan-2019
Aparece nas coleções:ENGENHARIA CIVIL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfElias, Izabelle Marques475.91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.