01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ENGENHARIA CIVIL
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5263
Tipo: Artigo
Título: Análise de viabilidade da utilização de resíduos sólidos da construção civil como agregado na pavimentação rígida
Autor(es): NASATO, Nadia Carolina
Primeiro Orientador: RODRIGUES, Claudio de Souza
Abstract: O entulho gerado pela indústria da construção civil tem causado graves impactos ambientais. O descarte irregular desses resíduos e a falta de tratamento adequado têm sido preocupação econômica e social. O objetivo deste trabalho é estudar as propriedades e a viabilidade da utilização desses entulhos, conhecidos como Resíduos Sólidos da Construção e Demolição (RCD), a fim de empregá-los como agregados na pavimentação rígida. Dessa forma, a partir do levantamento bibliográfico foi possível analisar as características desses materiais bem como o benefício da substituição de agregado natural por agregado reciclado no concreto de pavimentação. Concluiu-se, portanto, que a utilização desses resíduos na pavimentação rígida, além da viabilidade econômica, contribui para a redução dos RCD descartados no meio ambiente e a diminuição da extração de minério nas jazidas para a confecção de agregados naturais.
Palavras-chave: Concreto
Reciclagem
Sustentabilidade.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Nasato, Nadia Carolina. Análise de viabilidade da utilização de resíduos sólidos da construção civil como agregado na pavimentação rígida. 36f. 2019. Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia Civil da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5263
Data do documento: 10-Nov-2019
Aparece nas coleções:ENGENHARIA CIVIL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfNasato, Nadia Carolina708.87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.