01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ENGENHARIA CIVIL
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5261
Tipo: Artigo
Título: Análise de ações dinâmicas aplicadas em um passarela de estrutura metálica
Autor(es): NIZA, Pedro Henrique de Farias
Primeiro Orientador: VIOLIN, Ronan Yuzo Takeda
Abstract: Parte indispensável no dimensionamento de qualquer estrutura é prever as forças que serão aplicadas à mesma, porém há uma certa dificuldade em prever certas ações que, por assim dizer, são menos palpáveis que outras. Tendo isso em mente, no presente trabalho foi apresentado um método de prova de carga dinâmica baseado na ABNT NBR 15307/06, visando medir as vibrações presentes na estrutura de uma passarela sobre rodovia, que sofre excitações naturais devido, principalmente, a ação do vento, do fluxo de carros que transitam no entorno e do fluxo de pedestres que de fato a utilizam, com intuito de entender como a estrutura se comporta frente a estas vibrações, e o dano que pode ser causado a ela. Tais vibrações foram medidas no horário em que o fluxo de pedestres atinge o seu pico, com acelerômetros posicionados em pontos específicos da estrutura, por um determinado período de tempo. Foram obtidos dados de aceleração, que mais adiante serão tratados através da transformada rápida de Fourier, gerando gráficos com as amplitudes e frequências bem definidas, tornando assim possível encontrar o índice de vibração da estrutura, julgando o nível de dano causado e se a estrutura oferece segurança e conforto para aqueles que a utilizam.
Palavras-chave: Aceleração
Excitações Naturais
Prova de Carga
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Niza, Pedro Henrique de Farias. Análise de ações dinâmicas aplicadas em um passarela de estrutura metálica. 23f. 2019. Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia Civil da UNICESUMAR – Centro Universitário de Maringá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5261
Data do documento: 10-Nov-2019
Aparece nas coleções:ENGENHARIA CIVIL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfNiza, Pedro Henrique de Farias1.57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.