01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ENGENHARIA AMBIENTAL
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5255
Tipo: Artigo
Título: Análise da concentração de cloro residual livre na rede de distribuição de água do município de São Jorge do Ivaí/ PR
Autor(es): PIXININ, Marcela Sossai
Primeiro Orientador: SIQUEROLO, Luciana Verissimo
Abstract: Com a finalidade de oferecer água potável para a população, o processo de desinfecção da água é necessário, sendo a cloração o método mais utilizado. Durante o percurso de distribuição da água na tubulação, ocorre o decaimento da concentração do cloro, podendo atingir concentrações menores que a mínima estabelecida pela portaria vigente. Este problema não pode ser contornado através da adição de cloro em excesso à saída da ETA, pois este procedimento pode levar a problemas de formação de subprodutos de desinfecção que são prejudiciais para a saúde humana. Dentro dessa perspectiva, o presente estudo teve por objetivo avaliar a concentração de cloro residual livre na rede de distribuição de água do município de São Jorge do Ivaí- PR. Seu desenvolvimento se deu a partir da realização de análises em pontos determinados da rede de distribuição, para verificação do atendimento da legislação em vigor. Os resultados demonstraram em um modo geral que a qualidade da água distribuída se enquadra dentro do padrão de potabilidade preconizado pela Portaria de Consolidação nº5, de 28 de setembro de 2017, visto que 100% das amostras atenderam aos limites mínimos e máximos estipulados para cloro residual.
Palavras-chave: Decaimento de cloro
Desinfecção
Padrão de Potabilidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Pixinin, Marcela Sossai. Análise da concentração de cloro residual livre na rede de distribuição de água do município de São Jorge do Ivaí/ PR. 17f. 2019. Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária da UNICESUMAR – Centro Universitário de Maringá, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5255
Data do documento: 10-Nov-2019
Aparece nas coleções:ENGENHARIA AMBIENTAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfPixinin, Marcela Sossai682.31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.