01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ENGENHARIA AMBIENTAL
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5253
Tipo: Artigo
Título: Avaliação da arborização urbana de uma cidade de pequeno porte do estado do Paraná.
Autor(es): SILVA, Isabela Marques da
Primeiro Orientador: BEHREND, Rômulo Diego de Lima
Abstract: A presença de vegetação nas vias urbanas de uma cidade proporciona benefícios para o meio ambiente e qualidade de vida da população, garantindo a redução da poluição, ruídos e proporcionando conforto térmico. A falta de planejamento na arborização urbana pode ocasionar problemas para os habitantes e conflitos com a administração pública. Diante disso, os levantamentos quali-quantitativos auxiliam na identificação da situação existente de cada espécie arbórea. O objetivo desta pesquisa foi analisar a arborização presente em uma avenida no município de Mandaguari, localizada no norte central do Paraná. Foi identificada a presença de 20 espécies e 164 indivíduos arbóreos durante esse percurso. A espécie com maior frequência foi o Hibiscus rosa-sinensis (Hibisco) com 34,75% seguido pela Caesalpinia pluviosa (Sibipiruna) e Licania tomentosa (Oiti), representando 22,56% cada um dentre todos os indivíduos analisados. Algumas quadras com ausência de espécies indicam um cenário propício para futuros plantios de espécies arbóreas, respeitando as exigências estabelecidas. Poucos problemas foram encontrados em relação ao sistema radicular, fitossanidade, avanço de copa sobre a rua, conflitos com redes aéreas, largura do passeio e distâncias mínimas de segurança, mas em relação à área livre disponível para o crescimento das espécies, é necessário realizar a ampliação dessas áreas.
Palavras-chave: Arborização
Planejamento
Quali-quantitativo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Silva, Isabela Marques da. Avaliação da arborização urbana de uma cidade de pequeno porte do estado do Paraná. 29f. 2019. Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária da UNICESUMAR – Centro Universitário de Maringá, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5253
Data do documento: 10-Nov-2019
Aparece nas coleções:ENGENHARIA AMBIENTAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfSilva, Isabela Marques922.7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.