01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ARQUITETURA E URBANISMO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5240
Tipo: Artigo
Título: A hospitalidade sob a ótica de Jacques Derrida traduzida na obra de Lina Bo Bardi
Autor(es): SANTOS, Thiago Henrique Rudnick dos
Primeiro Orientador: OLINI, Patrícia Bruder Barbosa
Abstract: O estado contemporâneo do espaço urbano demonstra certa hostilidade frente ao humano, e necessita de rumos diferentes na concepção do espaço. Nesse sentido, a hospitalidade descrita pelo filósofo francês Jacques Derrida, torna-se alternativa para repensar a urbe, ao estabelecer a existência de aberturas que possibilitam o encontro entre o hóspede e hospedeiro, tendo a urbe e a arquitetura como cenários dos encontros. Assim, a partir do estudo de caso de obras da arquiteta Lina Bo Bardi, objetiva-se compreender a hospitalidade segundo Jacques Derrida e a obra de Lina Bo Bardi, a fim de demonstrar a intenção do pensamento da arquiteta em acolher os encontros entre as pessoas. Desse modo, investiga-se obras alocadas no Museu de Arte de São Paulo, o Masp, bem como no Sesc Pompéia, traçando paralelos entre os objetos arquitetônicos Bo Bardianos e a teoria da hospitalidade. Também, busca ilustrar na produção arquitetônica de Lina, exemplos a serem seguidos para contornar a condição segregacionista das cidades, incrementando pensamentos distintos da atual lógica arquitetônica, a fim de estabelecer caminhos alternativos na concepção da arquitetura e cidade.
Palavras-chave: Arquitetura
Cidade
Encontros.
Hospitalidade
Masp
Sesc Pompéia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Santos, Thiago Henrique Rudnick dos. A hospitalidade sob a ótica de Jacques Derrida traduzida na obra de Lina Bo Bardi. 18f. 2019. Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5240
Data do documento: 10-Nov-2019
Aparece nas coleções:ARQUITETURA E URBANISMO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfSantos, Thiago Henrique Rudnick dos646.15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.