01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ARQUITETURA E URBANISMO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5235
Tipo: Artigo
Título: Arte e educação: uma análise crítica de sua importância no ensino fundamental
Autor(es): IECKER, Paloma Verri
Primeiro Orientador: ZAMPAR, Lucimeire Brenzan
Abstract: A arte é uma linguagem que possui uma característica muito peculiar em relação às outras, ela é definida como uma habilidade que pode ser desenvolvida. Além disso, dispõe da capacidade de expressar emoções e sentimentos, e o poder de gerar reflexão sobre a cultura e a história de um povo. É por meio dela que o ser humano se expressa e representa sob sua perpectiva a concepção da realidade, e é por esse motivo ela é tão importante para o desenvolvimento humano. O presente artigo tem como principal objetivo analisar a aplicação da arte-educação nas escolas de Maringá-PR, ressaltando sua importância no desenvolvimento das crianças e adolescentes, para questionar a necessidade de implantação de um móulo de arte como apoio às escolas. A análise aqui apresentada é fundamentada nos Parâmetros Curriculares Nacionais - Arte, que regulamentam os conteúdos a serem abordados na disciplina. Para essa verificação, foi utilizado como método um questionário que foi aplicado em professores de escolas públicas da cidade. Após a coleta de dados e posterior avaliação, foi possível constatar que a maior adversidade encontrada no ensino de arte nas escolas é a ausência de espaço adequado para a execução das atividades propostas pela disciplina. Por conseguinte, a verificação aponta necessidade de apoio às escolas em relação a uma proposta que contemple um espaço de qualidade, com uma estrutura suficiente para suprir as necessidades dos alunos e que gere a possibilidade da realização bem-sucedida das atividades propostas em sala de aula.
Palavras-chave: Educação
Modalidades Artísticas
Parâmetros Curriculares Nacionais.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Iecker, Paloma Verri. Arte e educação: uma análise crítica de sua importância no ensino fundamental. 119f. 2019. Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5235
Data do documento: 10-Nov-2019
Aparece nas coleções:ARQUITETURA E URBANISMO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfIecker, Paloma Verri9.03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.