01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES PROMOÇÃO DA SAÚDE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/523
Tipo: Dissertação
Título: A relação entre o perfil de uso de games e redes sociais no desenvolvimento cognitivo em crianças e adolescentes entre 12 e 14 anos
Autor(es): SANTOS, Abraan Burlamaqui dos
Primeiro Orientador: VERMELHO, Sônia Cristina Soares Dias
Resumo: Essa pesquisa parte do questionamento sobre o uso da informática no desenvolvimento cognitivo em crianças entre 12 e 14 anos de idade. Tem, portanto, o objetivo de analisar a correlação entre o perfil de uso da informática (das redes sociais digitais através dos games) e o desenvolvimento cognitivo em crianças nessa faixa etária. Para tanto, é uma pesquisa quantitativa, com definição de grupo de sujeitos para aplicação de testes de inteligência e de questionário para definição do perfil de uso da informática. Teve como hipótese que o uso dos games é favorável ao desenvolvimento da cognição em crianças e adolescentes entre 12 e 14 anos de idade, bem como pode auxiliar na promoção da saúde mental, por meio do fomento da resiliência. Para aferir o perfil de uso de informática utilisamos o Questionário de Hábitos e Lazer (QHLI). E para aferir a cognição utilizamos a Escala de Inteligência Wechsler para Crianças (WISC III) e a Bateria de Provas de Raciocínio (BPR – 5). Para todas as provas estatísticas, utilizamos o nível de significância de 0,05. As hipóteses de pesquisa foram analisadas utilizando a estatística do Coeficiente de Correlação Linear de Pearson ( r ) para verificar a correlação entre as variáveis. Como resultado da pesquisa, encontramos que não há correlação entre o perfil de uso da informática (das redes sociais digitais e games) e o desenvolvimento cognitivo das crianças estudadas. Nossos resultados apontam para a necessidade de estudos mais abrangentes (com grupos maiores) onde o questionamento sobre a relação estabelecida possa ser aprofundada.
Palavras-chave: Cognição
Games
Crianças
Adolescentes
Promoção da saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/523
Data do documento: 25-Jun-2014
Aparece nas coleções:PROMOÇÃO DA SAÚDE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ABRAAN BURLAMAQUI DOS SANTOS.pdfDissertação1.24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.