01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ARQUITETURA E URBANISMO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5225
Tipo: Artigo
Título: O antigo aeroporto de Maringá como um edifício consolidado e referencial para a cidade
Autor(es): LIMA, Thayla Monara Oliveira
Primeiro Orientador: JUNG, Norma Eliane
Abstract: A valorização da memória histórica de Maringá mantém uma constante relação com a sua totalidade, onde personalidades, lugares, instituições, práticas, eventos, objetos, ideias e lendas tornam-se referência para a cidade. Considerada um núcleo básico da colonização por parte da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, a cidade foi fundada em 1947 e dispõe de um plano urbanístico tido como símbolo de modernidade. O transporte aéreo na região passou a configurar a consolidação do seu plano inicial e a construção de sua rede de fluxos, de modo que as edificações aeroportortuárias da cidade – a primeira, em madeira, e a segunda, em concreto – caracterizam extrema força histórica, cultural, econômica e social para a cidade. A preservação do antigo aeroporto Dr. Gastão Vidigal, perdura por uma somatória de iniciativas públicas e privadas, de modo que seja elevado à patrimônio histórico. Com o decorrer das movimentações da cidade, atualmente, o local é caracterizado como referencial para o cotidiano da sociedade maringaense.
Palavras-chave: aeroporto
Maringá
Patrimônio histórico
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Lima, Thayla Monara Oliveira. O antigo aeroporto de Maringá como um edifício consolidado e referencial para a cidade. 60f. 2019. Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5225
Data do documento: 12-Nov-2019
Aparece nas coleções:ARQUITETURA E URBANISMO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfLima, Thayla Monara Oliveira18.33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.