01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ARQUITETURA E URBANISMO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5224
Tipo: Artigo
Título: A expansão no Enoturismo no Brasil: o crescimento da vitivinicultura no nordeste paulista
Autor(es): TURCHIARI, Juliana Agulhão de Souza
Primeiro Orientador: ZAMPAR, Lucimeire Brenzan
Abstract: Este artigo trata da temática do enoturismo no Brasil, tendo como objetivo sondar a viabilidade da implantação de uma vinícola na cidade de Jales-SP, a fim de embasar a elaboração de um projeto arquitetônico para ela. Para tanto, traz definições relativas ao vinho e aos processos de vinicultura e vitivinicultura, contemplando um breve histórico do vinho no mundo e no Brasil, e abordando as dinâmicas de novas regiões produtoras de uvas e vinhos no país, com enfoque no Estado de São Paulo. Também aborda a conceituação de enoturismo e de seus recentes desdobramentos no país. Volta-se, ainda, para a relação entre arquitetura e vinho, apresentando referências de vinícolas com forte apelo arquitetônico. Por fim, conclui sobre a viabilidade da execução de uma vinícola no município de Jales-SP, a fim de se incrementar o fenômeno do enoturismo naquela região
Palavras-chave: Vinho
Enoturismo
Vinícola
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Turchiari, Juliana Agulhão de Souza. A expansão no Enoturismo no Brasil: o crescimento da vitivinicultura no nordeste paulista. 30f. 2019. Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá., 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5224
Data do documento: 10-Nov-2019
Aparece nas coleções:ARQUITETURA E URBANISMO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfTurchiari, Juliana Agulhão de Souza2.1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.