01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES PROMOÇÃO DA SAÚDE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/522
Tipo: Dissertação
Título: Análise do equilíbrio, agilidade e capacidade cognitiva de idosos praticantes de atividade física nas academias da terceira idade na cidade de Maringá, Paraná
Autor(es): GOZZI, Susyane Dianin
Primeiro Orientador: BERTOLINI, Sônia Maria Marques Gomes
Resumo: Este estudo caracterizado como transversal, de caráter analítico, com uma abordagem quantitativa teve como objetivo analisar o desempenho motor, a agilidade e a capacidade cognitiva de idosos praticantes de atividades físicas nas Academias da Terceira Idade da cidade de Maringá, Paraná. A amostra foi constituída por 600 idosos de ambos os gêneros, com idade entre 60 e 90 anos, sendo 300 praticantes de atividades físicas nas Academias da Terceira Idade (ATI’s) há mais de seis meses (grupo teste – GT), e 300 idosos não praticantes de atividades físicas (grupo controle – GC). As variáveis do teste de desempenho motor foram o equilíbrio, verificado por meio da Escala de Equilíbrio de Berg, e a agilidade avaliada pelo teste Timed Up and Go. Para análise da variável de capacidade cognitiva utilizou-se o Mini – Exame do Estado Mental. Os dados obtidos foram analisados por meio do teste t para amostras independentes e do teste Z. O nível de significância estatística utilizado para ambos os testes foi de 5%. Os resultados mostraram que os idosos do GT obtiveram melhores resultados nos testes de equilíbrio (p=0,019), cognição (p=0,007) e de agilidade (p=0,001) em relação aos idosos do GC. Com base nos resultados obtidos, pode-se inferir que em idosos praticantes de atividades físicas nas academias da terceira idade, o equilíbrio, a agilidade e a cognição são melhores quando comparados aos idosos sedentários.
Palavras-chave: Atividade física
Promoção da saúde
Saúde do idoso
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/522
Data do documento: 31-Jul-2013
Aparece nas coleções:PROMOÇÃO DA SAÚDE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SUSYANE DIANIN GOZZI.pdfDissertação388.01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.