01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ARQUITETURA E URBANISMO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5217
Tipo: Artigo
Título: A cultura do cinema Salvaguardada e a inserção das setes artes culturais no contexto do novo centro marigaense
Autor(es): SILVA, Henrique Francisco da
Primeiro Orientador: ZAMPAR, Lucimeire Brenzan
Abstract: Os cinemas de Rua em Maringá, como em qualquer outra cidade, tiveram seus momentos de glórias. Até meados da década de 80, ir ao cinema era o ato cultural mais popular entre as pessoas, cujos filmes nem eram considerados a melhor parte da programação, mas sim a interação que havia entre as pessoas, era quase um evento social. No entanto, com o advento da modernidade e das grandes conquistas tecnológicas, essa prática foi deixando de existir. Como exemplo, tem-se as instalações das salas multiplex, nos shoppings centers da cidade, dando a possiblidade as pessoas de escolher entre vários filmes e horários diferentes, assim não havendo tanto contato com outras pessoas, as salas de cinema passaram a ser apenas mais um artifício que os shoppings centers utilizam para as pessoas comprarem em suas lojas e, depois disso, ir ao cinema virou algo totalmente comercial, tudo passou a girar em torno do lucro e do consumo. Assim, tanto o espaço como o edifício contribuíram para que o ato cultural fosse deixado mais de lado e, resultante desse processo, tanto as pessoas quanto o próprio projeto urbanístico maringaense perderam muito, pois, para adentrar o recinto dos shoppings, as pessoas dispensam qualquer outra atividade externa, o que ocasiona a ausência de transeuntes nos locais públicos e, consecutivamente, estes espaços ficam livres para a marginalidade agir como bem entende, decretando, desta maneira, o fim do uso daqueles locais por outras pessoas que gostariam de aprecia-lo, principalmente no período noturno.
Palavras-chave: As sete artes culturais
Centro cultural
Cinema de Rua
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Silva, Henrique Francisco da. A cultura do cinema Salvaguardada e a inserção das setes artes culturais no contexto do novo centro marigaense. Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Unicesumar – Centro Universitário de Maringá, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5217
Data do documento: 10-Nov-2019
Aparece nas coleções:ARQUITETURA E URBANISMO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfSilva, Henrique Francisco da.19.69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.