01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ARQUITETURA E URBANISMO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5212
Tipo: TCC
Título: CREJ fazendo memórias - uma nova linguagem para edifícios assistenciais municipais
Autor(es): AVANÇO, Hellen Braido
Primeiro Orientador: ZAMPAR, Lucimeire Brenzan
Abstract: No cenário de grandes centros urbanos há muitas edificações que remetem à épocas passadas e que tiveram sua vida útil interrompidas, por mostrarem-se insuficientes e antiquadas diante das tecnologias contemporâneas. Para solucionar tal deficiência sem comprometer o contínuo crescimento e inovação do mercado comercial, a prática do retrofit é o protagonista nessa renovação das obras existentes, modernizando-as parcial ou completamente. Nesse meio são encontrados prédios com significado histórico para o local, os quais podem ser reconhecidos como patrimônio ou não, entretanto, a sua ressignificação e o seu constante uso pelas pessoas favorecem a sua perpetuação. O município de Munhoz de Mello – PR, estudo de caso abordado, possui algumas construções com potencial para o retrofit, caso comprovada a efetividade do processo. Nesse artigo, busca-se compreender o conceito do retrofit, analisar os fatores de viabilidade dessa prática, comparando a uma nova construção e ressaltar a sua importância na preservação de patrimônios históricos. Assim, é possível resguardar a identidade do local, proporcionar um prédio atualizado com as tecnologias atuais e prolongar a vida útil do edifício.
Palavras-chave: Preservação Patrimonial
Requalificação
Viabilidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Avanço, Hellen Braido. CREJ fazendo memórias - uma nova linguagem para edifícios assistenciais municipais. 53f. 2019. Trabalho Final de Graduação apresentado ao Unicesumar, para obtenção do título de Arquiteta e Urbanista, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5212
Data do documento: 6-Nov-2019
Aparece nas coleções:ARQUITETURA E URBANISMO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfAvanço, Hellen Braido13.79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.