01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ENGENHARIA MECATRÔNICA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5198
Tipo: Artigo
Título: Bancada Didática Controle Multivariável de Nível e Temperatura.
Autor(es): SILVA, Maicon Douglas Leles da
Primeiro Orientador: MAGAN, Murillo Vilela
Abstract: Este trabalho tem por finalidade o desenvolvimento de uma bancada didática de controle de nível e temperatura multivariável em dois tanques reservatórios, com o propósito de trazer uma aplicação industrial para o campo didático, para o uso de futuros discentes em disciplinas envolvendo o controle de processos. Foram consideradas a implementação em sistema de nível e temperatura monovariável bem como a interação entre elas, tornando o sistema multivariável. Para o acionamento dos atuadores e mensuração das variáveis de processos, foram desenvolvidos um circuito de condicionamento de sinais, para adequar os sinais dos sensores a níveis aceitos pelo controlador; dois circuitos de drivers Push-Pull, para o acionamento das bombas; e um circuito de disparo utilizando-se o TCA785, para se alterar o ângulo de disparo no tiristor, controlando-se a tensão e, consequentemente, a potência na resistência. Para o projeto dos controladores, foram utilizados dois métodos: o projeto de controlador PID com pré-filtro, em que foi obtido um modelo matemático aproximado de primeira ordem que representa a planta e, posteriormente, foi realizado o projeto dos controladores com as especificações transitórias desejadas, além da sintonia de controladores pelo método do relé realimentado, com a abordagem puramente experimental. Foram obtidos os resultados simulados e práticos dos dois métodos, e, então, comparados sob um aspecto qualitativo.
Palavras-chave: Controle Multivariável
Nível e Temperatura
Controle PID
Identificação de Sistemas
Sintonia de Controladores
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Silva, Maicon Douglas Leles da. Bancada Didática Controle Multivariável de Nível e Temperatura. 31f. 2019. Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação da UNICESUMAR – Centro Universitário de Maringá. 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5198
Data do documento: 2-Dez-2019
Aparece nas coleções:ENGENHARIA MECATRÔNICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfSILVA, Maicon Douglas Leles1.25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.