01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC BIOMEDICINA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5196
Tipo: Artigo
Título: Prevalência Genotípica do Papiloma Vírus Humano em Exames Realizados por um Laboratório no Noroeste do Paraná.
Autor(es): COSTA, Paloma Monteiro
RODRIGUES, Taciana Nara Lopes de Camargo
Primeiro Orientador: BORNIA, Elaine Campana Sanches
Abstract: O trabalho avaliou as prevalências genotípicas do HPV, pois determinados genótipos estão relacionados com alguns tipos de cânceres. Os dados foram obtidos através da análise de laudos laboratoriais por métodos de PCR destinados à detecção do DNA viral (baixo intermediário ou alto risco oncogênico). Foram coletados dados entre abril de 2016 a janeiro de 2019 Os quais foram separados de acordo com as faixas etárias, sexo e tipo de DNA viral identificado. Analisados 3.007 laudos, 2.630 de mulheres (87,4%), dentre estas 78,8% com ausência do DNA do HPV e 21,2% possuíam o vírus. Os laudos masculinos representaram 12,5% (377 laudos), desses 77,4% apresentam ausência do vírus e 22,6% apresentaram positivação. Observamos maior porcentagem de vírus de alto risco em mulheres (10,3%), e de vírus de baixo risco em homens (14,8%). Os HPVs de baixo risco nas mulheres em maior prevalência foram o 6 e 61, somente o 6 é contemplado pela vacinação. Os genótipos associados ao alto risco em maior prevalência foram os tipos 16, 58 e 66, somente o 16 é contemplado na vacinação. Em homens os tipos do HPV com maior prevalência foram de baixo risco oncogênico, são contemplados pela vacinação (tipos 6 e 11), enquanto os com maior prevalência associados ao alto risco foram o 66 e 58, não contemplados pela vacinação. Campanhas educativas sobre o HPV, bem como a disponibilidade da vacina nas redes públicas de saúde são importantes para promover redução da disseminação deste vírus, também há a necessidade do desenvolvimento de novas vacinas multivalentes.
Palavras-chave: Câncer cervical
HPV
Infecções por vírus
Neoplasias
Vírus oncogênico
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Costa, Paloma Monteiro; Rodrigues,Taciana Nara Lopes de Camargo. Prevalência Genotípica do Papiloma Vírus Humano em Exames Realizados por um Laboratório no Noroeste do Paraná. 18f. 2019. Artigo apresentado ao curso de graduação em Biomedicina da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá. 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5196
Data do documento: 10-Dez-2019
Aparece nas coleções:BIOMEDICINA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSAO.pdfCOSTA, Paloma Monteiro; RODRIGUES,Taciana Nara Lopes de Camargo.249.99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.