01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC BIOMEDICINA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5195
Tipo: Artigo
Título: Vacinar ou Não? Percepção e Conhecimento entre Estudantes Universitários.
Autor(es): MANOEL, Camila Monique da Cruz
LOPES, Jhonatan Gabriel de Paula
Primeiro Orientador: COGO, Juliana
Abstract: Vacinar-se é um ato necessário para a vida dos humanos, não existindo outra forma tão eficiente de impedir milhares de mortes anuais e conferir proteção a doenças infecciosas. A partir da criação do Programa Nacional de Imunizações, em 1973, houve um avanço na saúde pública, chegando a ter cobertura vacinal superior a 95% e como resultado a erradicação de algumas doenças. Contudo, nos últimos anos, observa-se uma redução no número de pessoas vacinadas e, consequentemente, o reaparecimento de doenças que eram consideradas erradicadas. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi conhecer a percepção dos jovens, com ênfase nos estudantes universitários, sobre a vacinação, afim de conhecer a aceitação e os motivos que têm levado alguns a não se vacinarem, além disso, foi possível medir o conhecimento destes sobre a temática. Com os dados obtidos, verificou-se que 97,2% dos estudantes possuem caderneta de vacinação, contudo, apenas 76,9% estão com as vacinas em dia. Os participantes mencionaram reações adversas comuns depois de tomarem algumas vacinas como dor no local, vermelhidão e febre (≤ 38°C). No quesito conhecimento, os estudantes acertaram a média de 81,8% das 22 perguntas de conhecimentos gerais sobre a temática. Dentre os entrevistados, 35,9% relataram conhecer alguém que recusa a vacinar-se, principalmente devido a notícias falsas e a desinformação sobre as vacinas. Dessa forma, reforçamos a necessidade de conscientização nas instituições de ensino superior sobre a importância da vacinação e que os órgãos públicos precisam investir para melhorar o acesso e a disponibilidade das vacinas para a população.
Palavras-chave: Cobertura vacinal
Controle de doenças transmissíveis
Erradicação de doenças
Esquemas de imunização
Recusa de vacinação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Manoel, Camila Monique da Cruz; Lopes, Jhonatan Gabriel de Paula. Vacinar ou Não? Percepção e Conhecimento entre Estudantes Universitários. 52f. 2019. Artigo apresentado ao curso de graduação em Biomedicina da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá. 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5195
Data do documento: 5-Dez-2019
Aparece nas coleções:BIOMEDICINA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdf1.66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.