01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ENFERMAGEM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5192
Tipo: Artigo
Título: Identificação do Perfil dos Usuários Atendidos por uma Unidade não Hospitalar de Urgência.
Autor(es): BASSETO, Erica Franco
BOTELHO, Kely Cristina Pignato
Primeiro Orientador: CHARLO, Patrícia Bossolani
Abstract: Objetivou-se identificar o perfil dos usuários adultos atendidos na unidade de urgência e emergência de um município do norte-central do Paraná, através de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa, por meio de um instrumento estruturado. Os prontuários de todos os pacientes adultos atendidos no mês de março do ano de 2018, residentes no dado município, foram analisados e descritos por frequência absoluta e relativa. Foram identificados seis dados predominantes na caracterização dos pacientes, da demanda e do atendimento: sexo feminino, faixa etária de 18 – 29 anos, maior procura em dias úteis e no período da manhã, tempo de espera de 60 minutos e alta como desfecho. E, quanto as queixas, as osteomusculares e do trato gastrointestinal foram as que mais apareceram. Este estudo evidenciou que os atendimentos considerados urgentes foram escassos e os serviços de atenção primária foram deficitários. Identificou a necessidade da implantação do acolhimento com classificação de risco e a informatização dos prontuários. O presente estudo contribui positivamente com o serviço de saúde do município, podendo ser usado no planejamento de ações de melhorias no serviço de urgência e emergência, bem como nos serviços de prevenção e promoção à saúde, da atenção primária.
Palavras-chave: Serviços de Atendimento de Emergência
Necessidades e Demanda de Serviços de Saúde
Acolhimento
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Basseto, Erica Franco; Botelho, Kely Cristina Pignato. Identificação do Perfil dos Usuários Atendidos por uma Unidade não Hospitalar de Urgência. 17f. 2019. Artigo apresentado ao curso de graduação em Enfermagem da Unicesumar – Centro Universitário de Maringá. 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5192
Data do documento: 28-Nov-2019
Aparece nas coleções:ENFERMAGEM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfBasseto, Erica Franco; Botelho, Kely Cristina Pignato699.94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.