01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ENFERMAGEM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5191
Tipo: Artigo
Título: Análise das Condições de Saúde Autorreferidas e Práticas de Lazer em Idosos Assistidos na Atenção Primária.
Autor(es): ROCHA, Adeline Regina Gonçalves da
GRABOSQUE, Camila Lucca
Primeiro Orientador: SANTOS, Aliny de Lima
Abstract: Objetivo: Avaliar as atividades de lazer dos idosos e a autopercepção de saúde dos mesmos. Método: Estudo descritivo, realizado com idosos cadastrados em 33 Unidades Básicas de Saúde de um município do Sul do Brasil. A amostra de 384 idosos foi obtida considerando-se um nível de confiança de 95%, uma prevalência de 50%, e a população de 50.000 idosos cadastrados no sistema informatizado do município em 2017. A coleta de dados ocorreu entre julho e outubro de 2018, em visitas domiciliares, aplicando-se um instrumento para caracterização sociodemográfica e da prática de lazer pelos idosos. Os dados foram analisados descritiva e inferencialmente, utilizando-se o Teste Exato de Fisher. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos da UEM, sob o parecer nº 2.194.308/2017. Resultados: A idade média dos participantes foi de 70 anos e houve prevalência do sexo feminino (63%). Houve associação significativa estatisticamente quanto ao sexo, em que as mulheres que não realizavam atividades de lazer (87,1%) foi maior do que a porcentagem das que praticavam (69,2%). Já no sexo masculino, a porcentagem de indivíduos que praticava o lazer (39,3%) foi quase três vezes maior do que a proporção dos que não praticavam (12,9%). As diferenças quanto ao sexo foi significativa do ponto de vista estatístico (p=0,001). Conclusão: A maioria dos idosos do estudo realizava alguma atividade de lazer, melhorando assim sua autonomia e independência, cognição, o que contribui para a saúde física dos idosos.
Palavras-chave: Qualidade de vida
Atividades de lazer
Idoso
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Rocha, Adeline Regina Gonçalves; Grabosque Camila Lucca. Análise das Condições de Saúde Autorreferidas e Práticas de Lazer em Idosos Assistidos na Atenção Primária. 18f. 2019. Artigo apresentado ao curso de graduação em Enfermagem da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá. 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5191
Data do documento: 28-Nov-2019
Aparece nas coleções:ENFERMAGEM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfRocha, Adeline Regina Gonçalves da; Grabosque, Camila Lucca.556.39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.