01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC DIREITO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5170
Tipo: Artigo
Título: A educação e a ressocialização: formas viabilizadoras de detentos à sociedade
Autor(es): MARTINS, Allan Ramos
Primeiro Orientador: MOREIRA, Camila Viríssimo Rodrigues da Silva
Resumo: Um dos problemas persistentes no Brasil que atinge direta ou indiretamente à população é a violência. Isso porque o país vem apresentando níveis acima da média mundial no que tange a crimes violentos, caracterizados por violência armada, homicídios e contra as minorias. Por esse motivo, a discussão sobre o crescimento da violência no Brasil tem aumentado cada vez mais, no que tange às providências e medidas que devem ser tomadas para amenizarem essa situação, como forma de garantia de segurança para a sociedade. A educação, em seu sentido estrito, tem sido uma das formas eficazes de transformar a consciência do indivíduo que ameaça à segurança da sociedade. No entanto, essa realidade vem se apresentando de maneira utópica, em que o mais comum é a repressão do combate ao crime, caracterizados por diferentes regimes de punição pelos atos praticados. Ademais, é notório no meio da sociedade, a falta de preocupação com a ressocialização dos presos, uma vez que ao cumprirem suas penas, os mesmos estarão de volta no convívio social. Nesse ínterim, nesta pesquisa objetivou-se demonstrar possíveis mudanças de comportamento do cidadão por meio da educação e no momento de seu retorno à sociedade. Desse modo, é possível inferir que, com a construção de projetos de políticas públicas, especificadamente, na área da educação, resultará na redução da taxa de reincidência com consequente prevenção de criminalidade dentro e fora do cárcere. Adicionalmente, possibilitará a construção da cidadania dos presos por meio da ação-reflexão, gerando novos cidadãos.
Abstract: One of the persistent problems in Brazil that directly or indirectly affects the population is violence. This is because the country has been showing levels above the world average for violent crimes, characterized by armed violence, homicides and minorities. For this reason, the discussion about the growth of violence in Brazil has been increasing, with regard to the measures and measures that must be taken to mitigate this situation, as a way of guaranteeing security for society. Education, in its strict sense, has been one of the effective ways of transforming the consciousness of the individual that threatens the security of society. However, this reality has been presented in a utopian way, where the most common is the repression of the fight against crime, characterized by different regimes of punishment for the acts practiced. In addition, it is notorious in the middle of society, the lack of concern for the resocialization of the prisoners, once in fulfilling their sentences, they will be back in the social life. In the meantime, this research aimed to demonstrate possible changes in the behavior of citizens through education and at the time of their return to society. In this way, it is possible to infer that, with the construction of public policy projects, specifically in the area of education, will result in reduction of the rate of recidivism with consequent prevention of crime inside and outside the prison. In addition, it will enable the construction of prisoners' citizenship through action-reflection, generating new citizens.
Palavras-chave: Crime
Cidadania
Violência
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5170
Data do documento: 1-Dez-2019
Aparece nas coleções:DIREITO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfMartins, Allan Ramos801.55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.