01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC DIREITO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5127
Tipo: Artigo
Título: Transtorno de estresse em policiais: índice de crimes relacionados à saúde física e mental. com um viés à síndrome de burnout
Autor(es): SANTOS, Adriana dos Reis dos
Primeiro Orientador: WOLOWSKI, Matheus Ribeiro de Oliveira
Abstract: Este trabalho objetiva analisar o índice de crimes praticados por policiais que sofrem pelo chamado estresse ocupacional, gerando consequências no âmbito do trabalho, além da saúde física e mental, devido à intensa pressão social e psicológica a qual estão sujeitos. Cabe avaliar ainda a responsabilidade Estatal e corporativa, no que tange a crimes cometidos por esses servidores públicos. Utilizou-se, método dedutivo, partindo de conceitos gerais para uma análise especifica do ambiente de trabalho do policial militar, casos de agentes que entraram em conflito com a lei, cometendo infrações penais criminosas, além de pesquisas bibliográficas. Vale ressaltar que, verificando o campo da saúde, a síndrome de Burnout causada pela excessiva “pressão”, consequentemente leva à perda de energia, gerando esgotamento físico e emocional e é significativamente numerosa entre profissionais da área. Para os objetivos maiores de prevenção e intervenção precoce, nessa classe trabalhadora traumatizada, a utilização de um modelo compreensivo mais amplo e integrativo como o de diátese-estresse é requerido, com o fim de identificar a vulnerabilidade e o impacto do estresse mental. A melhoria em diagnóstico necessita de um sistema classificatório próximo do ideal, assim, os doentes serão tratados mais precocemente e em maior número. Levando a entender como sendo uma doença subdiagnosticada, necessitando que políticas públicas invistam em melhorias na área de trabalho, consequentemente a diminuição da carga horária e o aumento de salário, sendo que, a exposição desses profissionais às situações de risco, traumáticas, e ainda, que gera tensão e muita expectativa, propicia um aumento do desenvolvimento de síndromes e transtornos.
Palavras-chave: Diagnóstico
Pressão Social
Saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5127
Data do documento: 16-Nov-2019
Aparece nas coleções:DIREITO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC.pdfSantos, Adriana dos Reis dos523.93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.