EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5109
Tipo: Artigo
Título: RESÍDUOS SÓLIDOS: ESTUDO DA SUA DESTINAÇÃO POR MEIO DE GESTÃO INTEGRADA DA RECICLAGEM
Autor(es): MANSANO, Josyane
SOUZA, Paulo Roberto Pereira de
Abstract: Este estudo vem demonstrar que a partir da gestão integrada da reciclagem nos diversos níveis da economia se torna possível a implementação e estruturação do que determina a Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, intitulada Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), ou seja, a destinação adequada do resíduo. A presente pesquisa tomou como base a reciclagem de garrafa pet, a qual após passar pelo processo de reciclagem é usada como matéria prima para confecção de tecido, servindo como poliéster que vai ser misturado ao algodão para confecção dos fios que posteriormente se tornará tecido. O objetivo da pesquisa foi demonstrar que a partir da reciclagem é possível diminuir o enorme volume de resíduo de garrafa pet. A forma de coleta dos dados se deu na Cocamar em Maringá, no setor de fiação. O resultado obtido foi que, utilizando-se a pet como matéria prima para confecção de tecido, este que era até então apenas resíduo, é inserido novamente no mercado, com valor econômico, enaltecendo a economia e fomentando o desenvolvimento sustentável.
Palavras-chave: Garrafa pet
Reciclagem
Resíduos sólidos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5109
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
josyane_mansano.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)827.41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.