EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5093
Tipo: Artigo
Título: VARIABILIDADE GENÉTICA DE POPULAÇÕES DE Oryzoborus angolensis E Oryzoborus maximiliani CRIADAS EM CATIVEIRO, NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ, PR
Autor(es): PRANDI, Jessica Francis
OLIVEIRA, Alessandra Valéria de
Abstract: Hoje percebemos muitas mudanças no meio ambiente, o que leva muitas vezes a extinção de espécies. Muitos criadores começam a procriar estas espécies em criadouros comerciais, o que ajuda na perpetuação das mesmas. Além disso, aves com belos cantos, como é o caso das espécies Oryzoborus maximiliani e Oryzoborus angolensis são alvo de melhoramento genético, visando a convergência da maior quantidade possível de genes de interesse a mesma espécie, tendo uma característica padrão para os criadores. Com base nisso se vê a necessidade do estabelecimento de técnicas para avaliar a variabilidade genética das populações. Dessa forma o objetivo desse trabalho foi avaliar a variabilidade genética das espécies Oryzoborus maximiliani e Oryzoborus angolensis o que se torna importante para os criadores que buscam um melhor conhecimento sobre a variabilidade genética presente nesse grupo. As amostras tiveram seu DNA amplificado pela técnica de ISSR e SSR. Foram obtidos fragmentos de DNA espécie-específicos, que podem ser utilizados para estimativa de variabilidade genética entre as espécies. No entanto as técnicas utilizadas evidenciaram baixa diversidade genética intrapopulacional, pela grande quantidade de locos monomórficos encontrados.
Palavras-chave: ISSR
Oryzoborus maximiliani
Oryzoborus angolensis
SSR
Variabilidade genética
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5093
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jessica_francis_prandi.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)149.13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.