EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5089
Tipo: Artigo
Título: ESTUDO DO EFEITO DO EXTRATO DE LEVEDURA E DO AMIDO DE MILHO NO CULTIVO DE Bacillus firmus CEPA 37 PARA A PRODUÇÃO DA ENZIMA CICLOMALTODEXTRINA-GLUCANO-TRANSFERASE (CGTASE)
Autor(es): CARMELLO, Jéssica Bravin
WINTER, Caroline
ZANIN, Gisella Maria
OLIVO, José Eduardo
Abstract: Ciclomaltodextrina-glucano-transferase (CGTase) é uma enzima monomérica, que catalisa a conversão do amido, formando as ciclodextrinas por meio de reações reversíveis de transglicosilação intramolecular. A produção de CGTase é, em geral, realizada em condições aeróbicas e em reator batelada com agitação. Os meios de cultivo utilizados para a cultura das diferentes cepas são bastante complexos. Como substratos são usados diversos tipos de amido e as fontes de proteínas, geralmente, são polipeptona, extrato de carne ou levedura. Este trabalho teve como objetivo estudar a influência da concentração de extrato de levedura e amido de milho no cultivo de Bacillus firmus CEPA 37 para a produção de CGTase. Nos ensaios realizados em reator batelada foram testados meios contendo 2,0% e 4,0% (p/v) de extrato de levedura e amido. Inicialmente, o microrganismo foi semeado em placas de Petri e mantido a 37ºC em estufa incubadora por 72 horas. Em seguida, a massa celular presente nas placas foi transferida assepticamente para o pré-inóculo, que foi mantido a 150 rpm e 37ºC por 48 horas. Então, uma alíquota do pré-inóculo foi adicionada aos meios de cultivo, que permaneceram em agitador rotativo a 150 rpm e 37ºC por 72 horas. Amostras dos meios foram retiradas a cada 12 horas. As análises utilizadas para avaliação do processo fermentativo foram: espectrofotometria para a determinação da concentração celular, método de Bradford para determinar o teor de proteínas solúveis, método DNS para análise de açúcares redutores totais e o método descrito por HAMON & MORAES (1990) para análise de atividade enzimática.
Palavras-chave: Amido de milho
Bacillus firmus
Batelada
CGTase
Extrato de levedura
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5089
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jessica_bravin_carmello1.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)512.91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.