EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5087
Tipo: Artigo
Título: INCIDÊNCIA DE PARASITAS INTESTINAIS DE CARÁTER ZOONÓTICO EM CÃES E GATOS NA REGIÃO DE MARINGÁ
Autor(es): PEGORARO, Jaqueline
AGOSTINI, Camila
LEONARDO, Jussara Maria Leite Oliveira
Abstract: As parasitoses intestinais são algumas das enfermidades mais comuns em mamíferos, destacando-se as enfermidades causadas por parasitos com potencial zoonótico, devido à probabilidade de acometer humanos como helmintos e protozoários dos gêneros que comumente acometem cães e gatos. O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento destas parasitoses em animais de companhia na região de Maringá, para que se possa posteriormente instituir um programa de controle desta ocorrência, e implantar medidas sanitárias adequadas aos animais de companhia, prevenindo parasitoses em seres humanos. Através de análises coproparasitológicas qualitativas para visualização de ovos, foram utilizados métodos como Willis Molay, Hoffmann e Faust, sendo analisadas alíquotas de fezes de 100 animais de diversos sexos, idades ou raças, provenientes de canis e proprietários particulares atendidos no laboratório de Parasitologia do Hospital Veterinário do Centro Universitário de Maringá (CESUMAR). As amostras foram coletadas, acondicionadas em coletores universais mantidas à refrigeração de 4ºC por um período de até 24 horas. Foram encontrados os protozoários do gênero Giardia (9,0%), Isospora (3,0%), Entamoeba (1,0%),e helmintos do gênero Ancylostoma (6,0%), Trichuris (5,0%), Toxocara (6,0%) e Dipylidium (8,0%). Dos animais avaliados, 38% apresentaram parasitismo único, e dentre estes, dois animais apresentaram parasitismo simultâneo, uma amostra com Trichuris e Ancylostoma e outro apresentou Toxocara e Trichuris.
Palavras-chave: Animais de companhia
Endoparasitos
Zoonose
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5087
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jaqueline_pegoraro1.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)117.24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.