01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES PROMOÇÃO DA SAÚDE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/506
Tipo: Dissertação
Título: A relação dos hábitos de vida saudáveis na família e a prevalência do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade em escolares da rede municipal de ensino de Maringá - PR
Autor(es): ARCO-VERDE, Barbara Magalhães Barros
Primeiro Orientador: VELHO, Ana Paula Machado
metadata.dc.contributor.advisor-co1: GONÇALVES, José Eduardo
Resumo: A prática de hábitos saudáveis se relaciona com o melhor desempenho humano. Em vista disso, este trabalho avalia a importância destes hábitos na ocorrência dos sintomas de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), que tem sido progressiva em crianças e adolescentes. No Brasil, a prevalência do Transtorno chega a 5% da população escolar. Segundo a Secretaria Municipal de Educação de Maringá, em 2013, foram diagnosticados com o transtorno 2,47% dos alunos. Esta pesquisa abordou, com questionário semiestruturado, um grupo de alunos do 4º ano de 13 Escolas da Rede de Ensino Municipal de Maringá com diagnóstico de TDAH e outro grupo, das mesmas turmas, sem o diagnóstico com bom desempenho escolar, indicados pelos professores. Os resultados foram analisados estatisticamente com o auxílio do Software Statistica 8. Entre os 92 alunos pesquisados, prevaleceu a questão de gênero: 79,16 % dos alunos com TDAH são do sexo masculino e 75% dos indicados pelo bom desempenho escolar são do sexo feminino. Quanto aos hábitos de vida, se confirma a hipótese de que, entre as crianças com TDAH, existe um maior número que não consome alimentos saudáveis, usa mais doces e refrigerantes diariamente, bebe pouca água, dorme pouco e tarde e prefere atividades de lazer sedentárias.
Palavras-chave: TDAH
Hábitos saudáveis
Reabilitação
Medicalização
Escola
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/506
Data do documento: 18-Dez-2013
Aparece nas coleções:PROMOÇÃO DA SAÚDE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BARBARA MAGALHÃES BARROS ARCO VERDE.pdfDissertação1.49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.