EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5055
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE SENSORIAL DE ACHOCOLATADO EM PÓ COMERCIAL ENRIQUECIDO COM INULINA
Autor(es): SANTOS, Hevelyse Munise Celestino dos
RUIZ, Suelen Pereira
MONTANHER, Paula Fernandes
OLIVEIRA, Ana Flávia de
MONTEIRO, Antonio Roberto Giriboni
Abstract: O objetivo desse trabalho foi avaliar sensorialmente achocolatado em pó comercial enriquecido com fibra alimentar, verificando a sua aceitação frente aos potenciais consumidores. Foram analisadas duas amostras de achocolatado em pó comercial da mesma marca, na versão normal e com fibra (inulina). As amostras foram preparadas de acordo com as instruções contidas na rotulagem do produto, utilizando a mesma quantidade de achocolatado e leite para preparar as duas amostras de achocolatado em pó. Para avaliar a aceitação dos produtos foram realizados os testes sensoriais de aceitação e de índice de aceitabilidade (IA). De acordo com os resultados obtidos, o achocolatado em pó com fibra apresentou semelhança sensorial somente com relação ao sabor, quando comparado ao achocolatado em pó normal. As amostras de achocolatado em pó analisadas obtiveram IA acima de 70%, comprovando a aceitação entre os provadores, obtendo o achocolatado com fibra a maior média (80,6%) sendo o preferido entre os julgadores. O achocolatado em pó com fibra é uma boa alternativa para uma alimentação saudável, contendo fibras que ajudam no bom funcionamento do nosso organismo, quando associado a uma alimentação equilibrada e a hábitos de vida saudáveis.
Palavras-chave: Fibra alimentar
Prebiótico
Teste de aceitação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5055
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
hevelyse_munise_celestino_dos_santos1.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)112.79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.